quinta-feira, julho 12, 2018

Agência Nacional de Mineração promete força tarefa para resolver problema de PLGs


Com o diretor geral da ANM

A comitiva em defesa da garimpagem no Tapajós, que se encontra em Brasília, através do deputado federal Joaquim Passarinho, do Pará, foi recebida pelo ministro Moreira Franco e pelo diretor-geral da Agência Nacional de Mineração - ANM, antigo DNPM.


Segundo informou o vereador Wescley Tomaz, que manteve contato com o blog, a comitiva conseguiu avançar na questão da montanha de processos de Pedidos de Lavra Garimpeira – PLGs, que são muitas encalhadas no então DNPM, em Belém, agora, ANM.

O diretor da ANM assumiu o compromisso de montar uma Força Tarefa marcada para o mês de agosto, que pegará todos os processos de Itaituba e desta região, os quais serão encaminhados todos cá, onde a Força Tarefa vai trabalhar para liberar essas PLGs, havendo expectativa de que em curto prazo, entre 80 e 100 documentos desses sejam liberados.
Com o ministro Moreira Franco

A comitiva em favor da garimpagem no Tapajós pediu, ainda, que os processos relativos a Itaituba e região sejam todos resolvidos por aqui mesmo, porque Belém tem sido um grande entrave para a atividade garimpeira na questão da legalização.

Outro problema muito sério, que causa transtornos na atividade garimpeira é o requerimento de imensas áreas por pessoas que jamais vieram à região, gente que mora muito longe, dizendo que são áreas para pesquisas, que nunca acontecem.

Quando um garimpeiro requer tais áreas, constata-se que já foram requeridas, e quando entra em contato com a pessoa, ou empresa, é exigido um percentual para permitir que alguém trabalhe na extração de ouro.

A direção da ANM comprometeu-se a fiscalizar com mais rigor, ou até, repassar a competência de fiscalização para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que por estar mais perto de onde isso acontece, pode ajudar o órgão a dar um jeito.

Outro encontro importante aconteceu com o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, em companhia do senador Flexa Ribeiro, conforme ressaltou o empresário Roberto Katsuda, que é um dos integrantes da comitiva.

O ministro tem sido muito sensível aos apelos, sendo informado das dificuldades que as pessoas que trabalham na atividade garimpeira enfrentam.

Para Roberto Katsuda, os resultados obtidos nessa segunda viagem a Brasília são mais uma vez muito expressivos, e vão ajudar sobremodo esse importante segmento da economia de Itaituba e região.

Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário