domingo, junho 17, 2018

Hydro é notificada com mais uma infração em Barcarena

 A empresa Hydro, em Barcarena, nordeste paraense, foi alvo de mais um auto de infração pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) neste sábado (16). As equipes de fiscalização da Semas identificaram a disposição inadequada de material sedimentar. 

O auto de infração observa que o material, oriundo de obras quando da implantação do Depósito de Resíduos Sólidos 2 (DRS2), foi acondicionado sem contenção, à época. 
Com as chuvas na região, este material foi carreado para outras áreas, em descordo ao projeto licenciado pelo órgão ambiental. O material também foi coletado para análise de possíveis impactos. A fiscalização da Semas, cujo trabalho é multiprofissional, notificou a empresa a apresentar, por escrito, a defesa no prazo de 15 dias corridos. O material inadequado foi encontrado depois que equipes da Semas foram deslocadas para o município a fim de verificar denúncias das comunidades. 
Além dos autos de infração, foram geradas notificações, como a determinação de se reduzir 50% a operação da empresa, definida após a refinadora não cumprir a meta estipulada de baixar os níveis das bordas livre das bacias de resíduos em, pelo menos, um metro. Por não ter cumprido o prazo, a Hydro recebeu multa de cerca de R$ 1 milhão por dia de descumprimento. Nos dias posteriores, a empresa conseguiu reduzir os índices das bacias. 
No final de fevereiro, seguindo linha semelhante adotada pelo Governo do Estado, o Tribunal de Justiça do Pará (TJ-PA) também determinou a redução da produção em 50% e embargou a bacia de rejeitos da empresa, a DSR2. No dia 16 de fevereiro, a empresa Hydro foi autuada pela Semas por conta da identificação de um duto irregular sem a autorização lançando água pluvial da planta industrial diretamente para o ambiente externo, sem o devido tratamento. 
No dia 23 de fevereiro, a Semas fez nova autuação, por conta dos índices encontrados de possível poluição ao meio ambiente.. No dia 13 de março, a Semas emitiu novo auto de infração contra a empresa, autuada por usar um canal antigo, para despejar água pluvial da planta industrial para o ambiente externo sem o tratamento. A Semas determinou o não uso e vedação do canal. 
No dia 18 de março, as equipes de fiscalização da Semas identificaram outra infração: um desvio da drenagem de água pluvial do galpão de carvão da empresa para uma canaleta de drenagem da empresa Albras, que passa pela área da Alunorte, outra empresa localizada na mesma área. O lançamento da água pluvial, decorrente de chuvas na planta industrial da Hydro, ocorreu sem antes passar pelo sistema de tratamento. Já em abril, a Justiça deferiu a Ação Civil Pública, protocolado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), determinando à Hydro que deposite R$ 150 milhões de  caução ao Estado pelos danos ambientais causados em Barcarena.
Outro lado
Por meio de nota, a Hydro informou que durante as inspeções, foi observada a existência de acúmulo de água de chuva oriunda de uma pilha de solo vegetal próxima ao DRS2, que foi objeto de coleta para análise. Entretanto, a Semas emitiu um auto de infração por carreamento de sólidos dessa área, sem haver, contudo, qualquer indício de contaminação. 

Ainda segundo a nota, as visitas confirmaram que a água empoçada originou-se de um escoamento de água de chuva proveniente de uma área de solo orgânico, sem nenhum contato com resíduos do processo industrial. Não há evidências de que esse escoamento superficial possa ter atingido o Igarapé Água Verde situado nas proximidades.

"A Alunorte realizou a análise de amostras da água confirmando valores de pH normais, comprovando que não houve contato com resíduos de bauxita. Os taludes do depósito estão íntegros e as bordas livres das bacias são de aproximadamente 3 metros, o que atesta que não houve rompimento ou transbordo das bacias ou do  depósito de resíduos", completa a nota. A empresa disse ainda que segue cooperando com as autoridades. (O Liberal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário