segunda-feira, março 05, 2018

O ouro nosso de cada dia, que boa parte sai legal, mas, sem pagar impostos

Prefeito Valmir Clímaco, no programa O Assunto é Este
A maior parte do programa O Assunto é Este, de sábado passado, com a presença do prefeito Valmir Clímaco, foi para tratar do problema da grande evasão fiscal provocada pela exportação de ouro de Itaituba para outros estados, principalmente para São Paulo, que sai com nota fiscal, dando ares de regularidade ao negócio, mas, sem recolher tributos devidos.

O prefeito reafirmou sua disposição de continuar lutando para que o município volte a ter o recolhimento da CFEM e do IOF, cuja arrecadação despencou do ano de 2016 para 2017. Para tanto, vem enfrentando resistências fortes, pois, tem mexido em muitos interesses que se encondem nas sombras da ilegalidade.

Foi tratado no programa, ainda, que a lavagem de dinheiro se dá de modos diversos.

O óleo diesel, por exemplo, tem sido fartamente usado nesse negócio escuso.

O blog teve acesso a uma nota fiscal de compra feita por uma empresa que não é posto de gasolina, apenas uma pequena venda de lubrificantes, que adquiriu em uma das distribuidoras de derivados de petróleo deste município, 30 mil litros de óleo diesel.

Além de não estar habilitada para comprar combustíveis, essa empresa de fachada ainda compra mais barato do que qualquer posto que atua em Itaituba, e de quebra, troca por ouro, com um preço abaixo do praticado nas bombas dos postos locais.

Algumas pessoas de Itaituba já foram chamadas a Santarém para prestar depoimento na Polícia Federal. Muitas outras deverão ser chamadas e muito mais coisas irão acontecer dentro de algum tempo que não é preciso datar, porque são investigações mantidas em sigilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário