quinta-feira, janeiro 25, 2018

Lula foi condenado porque não sabia de nada

Resultado de imagem para fotos de lulaComo esperado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva perdeu o recurso em segunda instância, e por 3x0. Nenhuma novidade, pois, o histórico do TRF4 é de confirmação da sentença em primeira instância.

Dito isto, atenho-me a outros detalhes da vida do ex-presidente, mesmo porque não sou operador do Direito para querer discutir detalhes jurídicos.

Lula não sabia de nada que estava acontecendo nas suas barbas quando era presidente da República. Estavam dilapidando o País, sem o seu conhecimento.

Suponha-se que, de fato, ele não soubesse de nada. Então, nem ele, nem Dilma serviam para ocupar o mais alto cargo da nação brasileira, por absoluta incapacidade.

Institucionalizou-se a corrupção que sempre existiu, mas, que nunca na história deste país, como gostava de dizer Lula em seus discursos na presidência, foi tão organizada e tão volumosa. Nunca, antes, na história deste país, roubou-se tanto e de forma tão orquestrada.

Não foi o governo do PT que inventou a corrupção no Brasil, mas, ajudado diretamente pelo PMDB e por outros partidos da base aliada, aprimorou-a.

Perto do rombo que foi feito na economia nacional, o que se atribui de culpa a Lula é gorjeta de garçom. Então, se é tão pouco, tão pequeno do que se acusa o ex-presidente, porque ele foi condenado?

O conjunto da obra é a resposta. O desastre do governo dele e de Dilma são os responsáveis, pois enfiaram o Brasil em uma crise sem tamanho, crise política, crise econômica, crise moral.

Apesar de todas as justificativas jurídicas que não ouso discutir por falta de conhecimento, claramente, a maioria da população brasileira esperava e torcia para que Lula fosse condenado, embora ele ainda detenha uma parcela significativa da opinião pública a seu favor. E é provável que essa manifestação popular tenha dado ainda mais força para o Judiciário.

Sem que nenhuma palavra tenha sido dita a esse respeito, não dá para fechar os olhos para o ingrediente político de todo esse processo, pois, a obra do PT e seus aliados e, repito, o maior deles, que chancelou tudo de ruim que aconteceu nesse tempo todo, o PMDB, não poderia ficar impune. E essa foi a oportunidade.

Hoje, no meio petista, paira a incerteza do futuro político.

Os juristas, em sua maioria, consideram que, caso a candidatura de Lula chegue à Justiça Eleitoral para registro, ela será barrada pelo TSE. E sem Lula, o PT não tem nome forte para entrar na luta pela presidência.

Se isso acontecer, virar-se-á uma página da história política do Brasil, que melhor seria que não tivesse acontecido.


Seja como for, o que os brasileiros de bem esperam é que o Brasil pós-Temer seja melhor do que o dos últimos quinze anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário