quinta-feira, novembro 02, 2017

Seguindo pela estrada afora

Há nove anos, no dia 2 de novembro de 2008, eu o meu amigo Jadir amanhecemos na cidade de Pisco, no Peru, onde havíamos pernoitado. Lá fizemos uma visita inusitada para os propósitos de nossa expedição, mas, que não poderíamos deixar de fazer.

Visitamos o cemitério da cidade.

O motivo que nos levou àquele local foi ver uma cova coletiva onde mais 500 pessoas foram sepultadas, vítimas fatais de um terremoto que ocorrera em 2007, um ano antes de nossa chegada.

Olhar o local e imaginar que uma das maiores manifestações de força da natureza havia arrasado aquela pequena cidade, e mandado para a eternidade mais de 500 dos seus moradores foi uma sensação muito forte e difícil de descrever em palavras.

Além desse ponto, chamou nossa atenção a maneira como um número bastante expressivo de jázigos são completamente diferentes do que temos no Brasil.

São construídos como se fossem muros de mais de três metros de altura, onde são preparados gavetões nos quais os mortos são colocados.

Impressiona a extensão dessas construções.


Nesse mesmo dia nós enfrentamos as maiores dificuldades com nossas motos, porque chegamos perto de 5.000 metros de altitude, na estrada.

As motos não queriam funcionar, sobretudo a do Jadir.

Com muita dificuldade chegamos a Ayacucho, bela e histórica cidade localizada a 350 km da costa do Peru, de onde tivemos que voltar, porque nosso projeto inicial de ir de lá para Cusco teve que ser abortado por falta de condições da estrada, que naquele trecho não era pavimentada.

Foi lá que encontramos o mecânico professor Pardal, Edgar Sosa, que resolveu o problema das motos, que falhavam a todo momento, o que as concessionárias não conseguiram resolver.

Na região de Abra Apacheta, nesse dia, por duas vezes, choveu granizo. Felizmente, conseguimos nos proteger, pois o frio era muito intenso.

Infelizmente, naquele mundão de meu Deus a gente não tinha termômetro para registrar a temperatura; mas, que era muito, mas, muito frio mesmo, isso era.

Nenhum comentário:

Postar um comentário