segunda-feira, novembro 06, 2017

O problema do trânsito em Itaituba não é só falta de fiscalização

Com ou sem fiscalização  de trânsito, a irresponsabilidade se sobressai em Itaituba.

A prova é o final de semana que passou, no qual uma força tarefa de uma equipe especial do Detran de Belém fez blitz pesadas e mesmo assim o número de acidentes foi maior do que a média que já é muito alta.

O que fazer diante de leis brandas que fazem com um condutor alcoolizado seja liberado após pagar fiança para momentos depois bater em uma moto com duas pessoas que ficaram em estado grave, no acidente de ontem de manhã próximo da garapeira?

Um jovem morreu na estrada do BIS, ali na frente da Shell, onde ficam estacionados caminhões tanques.

Vi em grupos pessoas culpando os caminhões.

Talvez alguns possam ficar um pouco mais perto da estrada do que deveriam, mas, condutor que esteja dirigindo com precaução e sóbrio tem tudo para evitar acidentes.

É bom lembrar que agora o Hospital Municipal de Santarém só recebe pacientes em estado grave, e no Regional, somente quando surge vaga.

O problema do trânsito em Itaituba não é a falta de fiscalização, que é imprescindível, mas, da falta de educação de grande parte dos condutores e dos pais irresponsáveis que entregam motos e carros  para filhos menores achando isso uma grande vantagem.

É não adianta apenas ficar apontando o dedo para o governo, que embora tenha culpa por um monte de coisas, não é culpado por tudo de ruim que acontece com a gente. Mas, brasileiro prefere passar-se por coitadinho para eximir-se de suas responsabilidades.

É necessário que o governo municipal, junto com o governo do estado seja cada vez mais presente na fiscalização implacável do trânsito, mas, enquanto esses delinquentes travestidos de condutores continuarem a pilotar motos e a dirigir carros do jeito que fazem, os problemas vão continuar, com mortes e mais mortes nas ruas de Itaituba.

Como disse Machado de Assis no século XIX, antes de mudar as leis, mudem-se os homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário