domingo, novembro 12, 2017

Frei Mauro, um sacerdote que foi um exemplo nos deixou

Aos 86 anos de idade, morreu na madrugada de hoje, às 4:30, Frei Mauro Hawickhorst.

Frei Mauro foi meu professor no Seminário S. Pio X na turma da qual faziam parte, dentre outros, José Sales, Ronaldo Magno, Rosivaldo Bentes Correa, Raimundo Matias, Rosivaldo Maciel, José Leal, Pedro Lira, Rômulo, José Maria Lima, Odilson Picanço, Aldomário, Chico Pinheiro, João Mota, Raimundo Francisco de Sousa, Isaí, dois João Paulo e tanta gente mais de uma turma de 41 colegas no primeiro ano.

Muitos anos mais tarde, já com família constituída e com os filhos crescidos, tive oportunidade de reencontrar Frei Mauro aqui em Itaituba, onde ele também viveu por um curto período.

Temperamental, como vi numa postagem, não! Frei Mauro era enérgico quando precisa ser, e tinha pavio curto, mas, um coração bondoso, sempre disposto a ajudar. Era disciplinador, sim, qualidade que certamente muito contribuiu na formação de seus discípulos, como eu.

Lembro de sua paixão pelo futebol, o nosso, não o americano. Aos domingos, quando o seu América Futebol Clube, de Santarém, jogava, ele não perdia um jogo, mas, ia também a outros jogos.

Frei Mauro deixa como legado uma lição de vida dedicada ao sacerdócio com total devoção e integridade moral, honrando a Deus em primeiro lugar, e à Ordem dos Frades Menores, os Franciscanos.

Norte-americano de nascimento, descendente de alemães, aos 27 de idade escolheu o Brasil como sua nova pátria, à qual se dedicou por 59 anos de sua vida.

Com os sentimentos deste discípulo que guarda os seus ensinamentos, só me resta dizer: descanse em paz, Frei Mauro.


Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário