quarta-feira, outubro 11, 2017

Prefeitura e Câmara de Itaituba discutem o que fazer diante da suspensão de atendimento de pacientes deste município pelo Hospital Municipal de Santarém

Resultado de imagem para foto do hospital regional de santarém
Hospital Regional do BA, em Santarém
Só recebe pacientes agendados
Blog do JP – O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, tomou uma decisão, semana passada, que tem repercutido bastante nos municípios que costumam mandar pacientes para serem atendimentos no Hospital Municipal de Santarém. Ele suspendeu qualquer atendimento, o que causa impacto direto nos municípios de influência daquele município, como é o caso de Itaituba, que é o campeão de envio de pacientes, principalmente traumatizados em acidentes de trânsito.

Agora, só pode mandar pacientes para o Hospital Regional do Baixo Amazonas, e quando houver vaga.

Resultado de imagem para fotos do hospital regional de itaituba
Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba
Obra prevista para 510 dias, já passa de 4 anos
O vereador Peninha iniciou uma discussão que tomou conta da sessão desta quarta-feira (11), concernente a esse problema envolvendo Itaituba e Santarém. Ele expôs sua preocupação ao blog...

Peninha - Nós estamos preocupados com a medida tomada pela administração municipal de Santarém, na pessoa do prefeito Nélio Aguiar, por que foi determinado para que paciente nenhum de Itaituba seja mais encaminhado para o Hospital Municipal de lá. Esses pacientes, agora, só poderão, encaminhado diretamente para o Hospital Regional, e para isso acontecer, vai ter que fazer o encaminhamento da documentação para a SESPA em Belém, pois ela ficou responsável pela regulação.

Itaituba não tem estrutura mínima para atender pacientes acidentados, principalmente por traumatismo craniano, enquanto em Santarém tem neurologista, anestesista e assistência médico muito mais avançada. Vamos ter que discutir com o secretário de Saúde e com o prefeito de Itaituba o deve ser feito.  

Resultado de imagem para foto do vereador peninha
Vereador Peninha
O nosso hospital municipal precisa de um centro cirúrgico melhor, de uma UTI; tentou-se trazer profissionais, sobretudo anestesista e neurologista para Itaituba, mas é difícil pois eles querem vir aqui passar 3 dias, e o paciente não vai esperar, principalmente casos de traumatismo craniano.

Blog do JP – Vereador, essa decisão de Santarém, levando-se em conta que existe a pactuação que é um acordo legal, o senhor já tem informação se ela tem respaldo jurídico?

Peninha - É exatamente isso que a gente vai discutir o que acontece nessa pactuação. O Hospital Regional, em Santarém, como vai ser o nosso, não funciona para todo tipo de paciente, mas, para casos de média e alta complexidades. Estamos indo à secretaria de saúde de Itaituba discutir, pegar essas informações, sobre quanto o município repassa mensalmente para Hospital de Santarém, no sentido de atender os pacientes. Temos que ver de que forma podemos reverter esse quadro. São vidas que estão em jogo, e com certeza vidas serão ceifados por falta de atendimento à saúde.

Blog do JP – E a obra do Hospital Regional do Tapajós em Itaituba, agora vai ou não vai?

Peninha - Finalmente está vazando, depois de uma longa paralização, mas, tem apenas 35% concluído. Até mesmo a construção do prédio eu não sei se vai estar pronta até a eleição do ano que vem, pois tem muita coisa para se fazer. Contudo, não vejo a menor chance desse hospital estar pronto e equipado nesse curto período de tempo.


Tem que botar um muito de equipamentos; está sendo apenas a construção civil; falta botar a parte elétrica, a hidráulica. Eu acho que falta em torno de 70% da obra, no mínimo, 5 anos, mas, só Deus sabe quando vai ser inaugurado. Enquanto isso, espero que Deus proteja Itaituba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário