sexta-feira, setembro 29, 2017

PL do vereador Júnior Pires visa a prevenir suicídios no município

O vereador Júnior Pires apresentou um projeto de lei, esta semana, com o objetivo de prevenir e diminuir o número de casos de suicídio no município de Itaituba.
A preocupação do vereador faz todo sentido, porque o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens, e cresce entre pessoas de todas as idades.

Alguns pontos do projeto de lei que o blog destaca são:

Art. 1º Fica instituído o “Setembro Amarelo”, no Município de Itaituba, a ser referenciado, anualmente, no mês de setembro, para ajudar na prevenção ao suicídio.

Art. 2º Nas edificações públicas municipais, sempre que possível, será procedida a iluminação em amarelo e a aplicação do símbolo da campanha ou sinalização, alusivo ao tema, durante todo o mês de setembro.

Art. 3º No mês do “Setembro Amarelo” poderão ser desenvolvidas ações, destinadas à população, com os seguintes objetivos:

I – alertar e promover o debate sobre o suicídio e as suas possíveis causas;

II – contribuir para a redução dos casos de suicídios no Município;

III – estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de ações integradas, envolvendo a população, órgãos públicos, instituições públicas e privadas, visando ampliar o debate sobre o problema; e

IV – estimular, sob o ponto de vista social e educacional, a concretização de ações, programas e projetos na área da educação e prevenção.

Art. 4º O Poder Executivo poderá regulamentar esta Lei no que couber.

  Sendo um problema que na maioria das vezes só vem à tona quando o suicídio já aconteceu, esse assunto precisa ser encarado com maior seriedade por todos, pois trata-se de um tema que muita gente evitar falar sobre ele.

  Muitas vezes uma pessoa que tem propensão ao suicídio dá sinais para familiares ou amigos mais próximos, de que poderá se matar, mas, infelizmente, na maioria das vezes isso não é levado a sério.

  Quando alguém insinuar que está cansado de viver, que pode dar um fim em sua vida, sobretudo se houver reincidência nesse comportamento, o melhor que se tem a fazer é tentar ajudar para evitar o pior.


  Por tudo que foi exposto, o projeto de lei do vereador Júnior Pires, que foi encaminhado para análise e posterior votação, deve ser aprovado e implementado pelo município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário