quinta-feira, setembro 21, 2017

Hospital Regional vai chamar atenção para doação de órgãos

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) vai realizar uma programação especial nesta sexta-feira, 22/9, em virtude do mês do doador de órgãos. A equipe da Organização de Procura de Órgãos (OPO) montou um estande para orientar usuários, visitantes e colaboradores sobre a importância do ato e como é o processo de captação e transplante. Serão realizadas simulações de potenciais doadores, palestras e orientações, além de distribuição de material informativo sobre o tema.

O movimento “Setembro Verde”, realizado em todo o país, busca estimular a doação de órgãos e tecidos. O Dia Nacional de Doação de Órgãos será lembrado no dia 27/9, com 
uma blitz educativa em frente à unidade.

A OPO tem investido na conscientização da população e na detecção mais rápida e precisa dos casos de mortes encefálicas aptos para doação. Morte encefálica é a parada definitiva e irreversível do cérebro e tronco cerebral, provocando em poucos minutos a falência de todo o organismo.

Para que uma doação seja concretizada, a família do doador deve autorizar o procedimento. Por isso é importante expressar, em vida, o desejo de doar órgãos e tecidos. Podem ser doados órgãos: rim, fígado, coração, pâncreas e pulmão; e tecidos: córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical.
De 2012 (quando iniciaram as captações em Santarém), houve 17 doações, com 77 captações de órgãos e tecidos. Foram 33 córneas, 32 rins, oito fígados e quatro corações.

Joab Ferreira - Ascom/HRBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário