quarta-feira, abril 05, 2017

Hoje tem audiência pública sobre concessão das Flonas Itaituba I e II

Vai acontecer a partir das duas horas da tarde de hoje, uma audiência pública sob o comando do Sistema Florestal Brasileiro, que tem tudo para ser interessante.

Será na Câmara Municipal, e dependendo da participação objetiva da sociedade, poderá responder a perguntas importantes sobre essa concessão, ou concessões, já que se tratam de duas flonas.

Uma das questões mais relevantes a serem tratadas diz respeito aos resultados práticos dessa exploração, para evitar que se repita o que ocorreu com a implantação dos portos, sobre os quais foi criada uma grande expectativa.

Como não havia conhecimento, nem tampouco houve interesse de se estudar o que poderia advir, o resultado é esse que todos conhecem: as estações de transbordo de cargas não são, nem de longe, para efeitos da economia de Itaituba, o que se esperava que fossem.

No que concerne à exploração da madeireira, é fundamental que se saiba se vai haver verticalização da produção, que se acontecer, representará a criação de muitos empregos formais.

Sem verticalização, a concessão será muito boa, apenas para quem vencer a licitação.

Mas, isso preciso ser discutido na audiência pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário