terça-feira, fevereiro 16, 2016

Parabéns para nós, repórteres

Minha homenagem a todos os colegas pelo nosso dia, o Dia do Repórter.

Apesar de todos os avanços tecnológicos, da notícia em tempo real, do surgimento de incontáveis "repórteres" que surgem a cada dia pelas mídias sociais, e da inegável contribuição que essa nova mídia trouxe para a democratização da informação, que deixou de ser propriedade de uns poucos grupos midiáticos, nós, repórteres, continuamos tão, ou mais importantes.

Depende de um bom repórter a produção de uma notícia com começo, meio e fim. É ele, o bom repórter, aquele que conquista a confiança de quem o ouve, vê ou lê, que de fato leva a informação correta, o fato como ele ocorreu.

Ser um bom repórter deve ir muito além de apenas se ver na tela, de se ouvir no rádio ou de ver sua matéria publicada em jornal ou revista. Ser um bom repórter é ter compromisso com a ética. É ter consciência de que a divulgação de certas notícias podem destruir a vida de uma pessoa. E quando se trata de uma informação falsa, não tem conserto.

Corremos riscos na nossa profissão. Somos paparicados quando a notícia favorece alguém, mas, somos execrados quando ela desagrada. Mas, esse é o ofício que escolhemos. E quem não tem vocação, não fica por muito tempo cumprindo essa bela missão de informar, porque o caminho é espinhoso.

Sou repórter há quase 45 anos, com muito orgulho. Não sei se saberia fazer outra coisa na vida, ou pelo menos, se teria a mesma identificação com outra profissão que não fosse a de repórter.

Parabéns para todos nós, neste dia que foi lembrado na Câmara Municipal de Itaituba, na sessão desta terça-feira.

Obrigado aos colegas Júnior Ribeiro e Marinaldo Silva que chamaram este decanos dos repórteres itaitubenses para dizer algumas palavras, na TV Itaituba e na TV Eldorado.

Jota Parente


Nenhum comentário:

Postar um comentário