'Os resultados da operação realizada durante a madrugada estão sendo avaliados e informações adicionais serão dadas quando for apropriado', segundo comunicado do Pentágono.
Mas às emissoras ABC e CNN, funcionários da Casa Branca afirmaram que Emwazi estava no veículo na hora do ataque, conduzido por um drone. Outra fonte afirmou que as autoridades sabiam que era o carrasco na hora de lançar a ofensiva realizada na cidade síria de Raqqa, reduto dos jihadistas no Norte do país.
Em depoimento televisionado, o primeiro-ministro David Cameron disse não ter certeza de que o extremista foi morto na operação descrita por ele como um esforço conjunto entre os EUA e o Reino Unido. Ele também classificou a ação como um ato de defesa, chamando o jihadista de 'matador bárbaro'.
— Se a operação foi bem sucedida, e nós estamos esperando pela confirmação, será um ataque no coração do Estado Islâmico — afirmou o premier. — Foi um ato de defesa. Foi a coisa certa a ser feita.
Emwazi, um cidadão britânico, nasceu no Kuwait, em uma família apátrida de origem iraquiana que se mudou para o Reino Unido em 1993, quando o jihadista tinha apenas seis anos. Ele se formou em Ciências da Computação pela Universidade de Westminster e se mudou para a Síria em 2012, onde se juntou ao Estado Islâmico.
'Ele participou em vídeos que mostram os assassinatos dos jornalistas americanos Steven Sotloff e James Foley, do voluntário americano Abdul-Rahman Kassig, dos voluntários britânicos David Haines e Alan Henning, do jornalista japonês Kenji Goto e outros inúmeros reféns', detalha o departamento de Defesa.
Mesmo sumido dos vídeos desde janeiro, as autoridades americanas disseram à CNN em julho que ele estava vivo e escondido perto de Raqqa. Analistas descrevem o terrorista como um sádico, relatando que ele obrigou um de seus reféns a dançar tango com ele.
O governo do Reino Unido e as famílias cujos parentes foram executados por Emwasi receberam notificações sobre a operação. Diane Foley, a mãe de James Foley, disse à ABC que a morte do jihadista seria 'um pequeno consolo para nós'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário