sexta-feira, outubro 30, 2015

Ida de Eliene para o PSDB parece iminente

Os eleitores nem imaginam como anda a guerra de bastidores envolvendo a eleição municipal do ano que vem.

Será que vão tomar o PSD da prefeita Eliene Nunes?

Será que ela vai para o PSDB?

Será que Jatene vai dar uma rasteira em Ivan D’Almeida?

Anotem aí, porque as respostas para todas essas perguntas poderão ser SIM.

O pessoal que acompanha a prefeita Eliene Nunes está convencido de que vai sobrar para Ivan D’Almeida, no máximo uma vice na chapa da prefeita, se ela o quiser em sua chapa.

Semana passada ela foi chamada às pressas para uma reunião com o governador Simão Jatene, em Belém.

Especulou-se na ocasião, que o motivo do chamado seria apenas uma reunião política, mas, antes houve um encontro com alguns prefeitos do Estado a respeito de um programa envolvendo verba da ONU.

Depois da reunião, o governador conversou em particular com Eliene, e os ouvidos do blog ouviram que Jatene fez juras de amor eterno a ela, comprometendo-se em apoiá-la na eleição de 2016.

Em certa parte da conversa o governador teria dito, que se ela o conhece bem, sabe que não a deixará sozinha, pois sabe ser grato a quem lhe é fiel, referindo-se ao resultado, em Itaituba, da eleição do ano passado para governador do Pará.

O blog ficou sabendo que ficou alinhavado que a prefeita irá se filiar ao PSDB, bem mais na frente, quando já estiver bem perto de terminar o prazo de filiações.

Te cuida, Ivan, porque tem uma cama de gato sendo armada pra ti!


Oficialmente, Eliene ainda não desistiu do PSD, partido do qual é presidente no município e pelo qual trava uma luta com o deputado federal Francisco Chapadinha.

Valmir quer o PSD. Eder Mauro pode ser o caminho

Na tentativa de desestabilizar a prefeita Eleine Nunes, o ex-prefeito Valmir Climaco, pré-candidato a prefeito pelo PMDB esteve com o deputado federal Chapadinha, em Brasília, onde conversou com o mesmo sobre a possibilidade de tirar o PSD das mãos de Eliene.

Essa luta já vem sendo travada há algum tempo.

Chapadinha chegou a conversar com o presidente do PSD, o ministro Gilberto Kassab, que é seu fundador e quem é dá a última palavra, pedindo o comando do partido aqui.

Só que o deputado estadual Júnior Ferreira conversou com Gilberto Kassab, a quem informou que se isso acontecesse, o PSD perderia um deputado estadual, que é ele e dois deputados federais, Eder Mauro e Joaquim Passarinho.
       
Kassab tremeu na base. Mas, houve reviravolta sem que nenhuma decisão tenha sido tomada.

O deputado Eder Mauro, líder absoluto nas pesquisas de intenção de votos para prefeito de Belém, negocia o apoio de Helder Barbalho para sua candidatura.

Helder teria condicionado seu apoio a um acordo de Eder com Kassab para que o PSD de Itaituba seja entregue a Chapadinha.

Todos esses acontecimentos parecem empurrar a prefeita de Itaituba para o PSDB, até por medida de segurança política dela.

Como fica Ivan nessa embolada política?

Ivan D’almeida, na companhia da vereadora Maria Pretinha, de posse de muitas dessas informações, se mandou para Belém para conversar com seu padrinho, o senador Flexa Ribeiro, que está de olho numa candidatura para governador em 2018.

Foi Flexa quem levou Ivan para o PSDB, mas, a maior autoridade do partido no Pará é Simão Jatene, e Flexa não vai querer trombar frente com aquele que poderá seu maior cabo eleitoral, caso seja ele mesmo o indicado.

Mesmo diante dessa possibilidade, Ivan foi querem saber como vai ficar sua situação. Junto com Maria tirou algumas fotos com lideranças do PSDB da capital, as quais circular pelas redes sociais.

O mais provável é que Ivan espere um pouco para ver como vai ficar, e é certo que com a experiência adquirida nos bastidores da política, Dirceu Frederico, cunhado e mentor político de Ivan comece a articular mudanças de rumo no plano político inicialmente concebido.

Certamente, Dirceu vai aconselhar Ivan a não esperar para o último minuto, caso entenda que haverá necessidade de trocar de partido.

Já a vereador Maria Pretinha, com toda sua experiência, sabe que embora goze da amizade e da admiração do governador, não terá como evitar que a prefeita Eliene Nunes se filie ao partido, se essa for a vontade de Jatene, que em última instância poderá bater o martelo e dizer que a candidata do PSDB será Eliene, e ponto final.

Por tudo que foi dito, o que não vai faltar é assunto para as rodadas políticas do final de semana, final de mês e final do ano, porque isso não vai ser desenrolado do dia para a noite.

Pode ser que pouco, quase nada, muito, ou quase tudo do que foi dito se concretize, porque a política é uma atividade dinâmica, na qual raramente a lógica prevalece. Ela é volátil, porque volúvel é o caráter de muitos que a comandam. 

Tudo, em favor do povo; tudo, porque os nossos políticos estão extremamente preocupados em fazer o melhor pelo nosso município. Ou não é?

Claro que não é! Aqui é cada um puxando a brasa para sua sardinha e dizendo, Mateus, primeiro os meus.


Pelo menos serve para animar o desgastado e desacreditado mundo dos políticos, nos quais ninguém mais acredita, aqui, em Belém, em Brasília, ou talvez seja mais correto dizer, no Brasil inteiro, porque infelizmente, palavra de político, hoje em dia, tem o mesmo valor de uma nota de três reais.

Medíocre é um sujeito feliz...

Há o medíocre ocasional e não “ideológico”. Mas há também o medíocre militante, que luta por suas posições insensatas, descabidas. Ele briga para ser medíocre! Feliz da vida, perde-se no meio da multidão.

O medíocre é um sujeito radical. Ele levou ao extremo a mediana ideia clássica davirtus in medio. Logo, ele saiu do meio e se pôs na ponta, na vanguarda... Ele vai sempre na frente não por ser líder, mas porque desconhece o perigo. É inconsequente e inadequado.

Ele percebe coisas que os demais não percebem, ou seja, é capaz de rir de algo absolutamente sem graça. Dá sempre razão ao mais forte, odeia puxa-sacos porque isso, para ele, não é um episódio, mas uma regra de vida.

Leva muito a sério as banalidades, nada inventa porque, para ele, tudo já está descoberto. Faz cara séria quando discute assuntos sem o menor sentido. Fala alto quando todos em volta estão pensativos. Tem todas as soluções à mão e as apresenta sem dar explicações. É assim e tá acabado...

Aliás, o medíocre é um sujeito sem razão que sempre se acha coberto dela. Gasta horas para descobrir o que todos já sabem. Chega sempre na hora não por ser pontual, mas porque não tem muita coisa a fazer.

Nunca se mostra atarefado não porque seja organizado, mas porque suas tarefas estão sempre atreladas aos outros. Seus projetos são os melhores não porque sejam melhores, mas porque ele imagina que sabe fazer um projeto.

Ensina de tudo aos outros, inclusive coisas da Constituição da República que ele nunca leu. É o rei absoluto do senso comum: ora, se todos dizem assim, por que vou dizer diferente?

O que mais chama a atenção no medíocre é mesmo a sua permanente capacidade de rir sem nenhum compromisso com a causa do riso. Está sempre alegre, pois jamais percebe a profundidade das coisas que entristecem a muitos outros.

Empenha-se de corpo e alma em projetos que a nada levam. Repete o que outros dizem e fazem com a mesma naturalidade de quem vê tudo fácil, para quem não há problema sem solução. Dá um valor imenso a coisas sem nenhum valor!

Até para atravessar um rio, de canoa, o medíocre vai de sapato e com a camisa para dentro das calças. Ele é formal porque só tem forma, não tem conteúdo.

É por isso que o medíocre é um sujeito feliz. Não se dá conta da tragédia da existência humana. Nem sequer ele tem medo da morte, porque jamais pensou na vida. “Tudo bem, tudo bem”, com um permanente e largo sorriso, é sempre a sua resposta. E viva o medíocre!

O que há de grave neste papo é que aqui o medíocre está no singular. Mas na dura realidade de cada dia e de cada século ele é plural, e seus “ss” são infinitamente mais numerosos do que os daqueles que percebem a profundidade das realidades humanas. Estes anunciam essas graves realidades para o riso do imenso exército dos medíocres que, satisfeitos da vida, levam a vida despreocupadamente.

Post scriptum: 1) A esperança é que, se os medíocres são muitos, eles não são todos. 2) Se cada um de nós tem algo de medíocre, não precisamos chegar a tanto.

Fonte: www.apendcity.com
Extraído do blog do jornalista Manuel Dutra

Peninha critica ATAP por não cumprir compromissos

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgnJ-s5SJcP3BEH4mgL29tB19oGqeTqDhnFaYuVEzACigmqVVupODNFzRi70kBbp3mpj4gYZHJIp43cKg1EMueF7kopPR5jH_bG2GdT-WO-d6BwmxXWkzyEn6MpEscGhWl27A/s400/IMG_4458.jpgDo blog do Peninha - Técnicos da ATAP-Associação dos Terminais Portuários e das Estações de Transbordo de Cargas da Hidrovia Tapajós, estiveram reunidos em Miritituba com moradores, representantes da Prefeitura Municipal de Itaituba e os vereadores Celia Martins e Peninha. Na ocasião, os técnicos apresentaram a prestação de contas das atividades desenvolvidas na área nos últimos meses, como contrapartida dos empreendimentos que estão sendo executados na Vila de Miritituba.

Para Peninha, o convênio foi elaborado e assinado entre quatro paredes, não tendo sido discutido com a comunidade. ‘Tudo o que consta neste convênio foi proposta apenas da prefeitura” afirmou o edil. A comunidade até hoje desconhece o conteúdo deste convênio e somente agora, mais de dois anos depois é que os moradores de Miritituba estão tendo conhecimento dos compromissos que a ATAP assumiu com o município.
O vereador Peninha, disse que o município e os moradores de Miritituba não tem porque estarem se humilhando para a ATAP cumprir os compromissos. O município tem o instrumento mais eficaz para que a ATAP possa cumprir os compromissos. Procurar a Justiça ou então suspender todas a licenças municipais para o funcionamentos dos portos em Miritituba. “A ATAP, não está fazendo favor e sim cumprindo seus compromisso assumidos, de que quando chegou aqui fez muitas promessas e que pouco ou quase nada cumpriu”, lembrou o edil. Até mesmo a alimentação das crianças que frequentam o CRAS em Miritituba, a ATAP  há dois meses não fornece e por isso as atividades estão paradas.

“Se agora, nós não agirmos, os portos vão funcionar e vamos apenas ver centenas de carretas trafegando e balsas passando e não para melhorar a qualidade de vida da nossa população foi feito pelos empresários”. Entendo, afirmou Peninha que os empresários não são obrigados a fazerem o papel do poder publico, mas pelo menos cumprir o que se comprometeram que é isto que estamos cobrando.

Peninha revoltado, destacou que o único compromisso de maior relevância naquela comunidade que a ATAP assumiu foi a implantação do micro sistema de agua, mas que somente no mês de setembro ultimo começaram as obras. A ATAP, agora, alega que vai apenas captar e tratar a aguá. Quem vai construir a rede de distribuição é o município. 

Entretanto, lembrou o vereador, que no convênio, entre o município e a ATAP, a associação assumiu inclusive a distribuição de aguá para 15 mil famílias. 

Encerrando suas palavras, o vereador Peninha afirmou que não acredita mais na ATAP, pois varias reuniões já foram feitas e até agora pouco ou quase nada dos compromissos assumidas foram cumpridos. Deu como sugestão, para o município acionar na justiça a associação para cumprir as condicionantes constantes no convênio.

O que se percebeu durante a reunião é a revolta dos moradores de Miritituba. Hoje, a população tem consciência de que a comunidade não ganhou nada da contrapartida das empresas, apenas as mazelas. 

quinta-feira, outubro 29, 2015

Compartilhar informações falsas na internet é crime

Informações falsas circularam no Whatsapp. Foto: Reprodução
'Quem compartilha informações falsas nas redes sociais e pela internet mostra um desserviço à sociedade'. O alerta ao lado é do Secretário Adjunto de Segurança, Hilton Benigno, sobre as falsas notícias que circulam na internet envolvendo um possível confronto entre policiais militares e bandidos de vários bairros de Belém.
Os boatos começaram quando Jaime Tomas Nogueira, conhecido como 'Pocotó', foi assassinado com 13 tiros dentro de hospital particular no bairro de Fátima, em Belém, na noite da última segunda-feira (26). 
'Pocotó' era acusado de participação na morte do policial militar Vitor Cezar de Almeida Pedroso no último domingo (25). Os áudios e imagens que circularam pela rede falam de uma possível 'retaliação' por parte dos militares, situação agravada na noite de ontem (28), quando o sargento Alberto Neves, também da Rotam (Ronda Otensiva Tática Metropolitana), foi baleado na cabeça após impedir um assalto na travessa 14 de março, no bairro do Telégrafo, em Belém.
'No dia em que invadiram o hospital da Unimed tratamos logo de reunir a imprensa para avisar a sociedade e iniciamos as investigações, mas não podemos provar nada do que está sendo especulado. A quem interessa essas notícias falsas? Ela só circulam para amedrontar as pessoas e trazer pânico para a sociedade', explica Hilton Benigno.
Fonte: ORMNews

De Cidade Pepita, só resta o nome

O estado de conservação dos espaços públicos reflete o nível de educação de seus ocupantes. Pessoas civilizadas moram em lugares limpos, mesmo quando o serviço de limpeza publica não funciona direito, e sabe por que? Porque pessoas educadas não jogam lixo nas ruas.

Pessoas com boa educação não destroem os bens públicos e preservam a arborização e a jardinagem das ruas.
Considerando esses aspectos, podemos afirmar, com certeza, que a população de Itaituba, além de mal educada, é extremamente hipócrita, pois as pessoas vivem falando que gostam, que amam Itaituba, mas agem de forma contrária ao que dizem, são verdadeiros picaretas da palavra, pois  pregam uma coisa e fazem outra.
O lixo que se acumula na frente da cidade embaixo do cais de arrimo, dá uma noção do zelo que temos pela cidade que escolhemos para morar. Outra situação de descaso ocorre com as árvores que sombreiam as nossas ruas; muitas estão morrendo sufocadas com as ervas daninhas e ninguém demonstra a menor preocupação com esse problema.
A sujeira na frente da cidade, as árvores morrendo por falta de cuidados e os canteiros centrais das ruas cheios de entulhos, retrata de forma inequívoca o tipo de caráter que tem a população de Itaituba e como a administração municipal não agiu quando deveria ter agido, inclusive no cumprimento da sua obrigação. Agora, a essa altura do governo, falta-lhe autoridade para usar o código de postura do município para punir quem descumpre a lei, e dessa forma a cidade caminha para mais um aniversário de sua fundação, carregando a sina de cidade onde direitos e deveres não são respeitados, o que é lastimável, pois por tudo que já ofereceu aos seus habitantes, Itaituba, merece ser mais bem cuidada.

Weliton Lima, jornalista, comentário do telejornal Focalizando, veiculado nesta quinta-feira, 29/10/15

quarta-feira, outubro 28, 2015

Plano Diretor ainda não chegou à Câmara

No Poder Executivo ninguém explica o motivo da demora

Imagem do Google Earth
Até agora não desembarcou na Câmara Municipal o Plano Diretor do Município, que está pronto há muitos meses.

Semana passada o líder do governo, vereador Wescley Tomaz afirmou que o Poder Executivo entregaria na segunda-feira (26), o que não aconteceu.

O motivo de tanto suspense por parte do governo da prefeita Eliene Nunes a respeito desse Plano Diretor ninguém sabe.

O que se sabe é que o município está sendo prejudicado por não ter sido esse documento analisado e aprovado pela Câmara, pois será a partir dele que haverá condições de apresentar as demandas que devem ser exigidas como contrapartidas dos grandes investimentos que estão chegando e os que vão chegar, o maior deles, a usina hidrelétrica de São Luís do Tapajós.

Hoje, embora esteja pronto, do ponto de vista legal o Plano Diretor é letra morta, porque ele precisa ser aprovado pela Câmara para virar lei, depois de sancionado pela prefeita, para então passar a ter valor real.

Novo comandante da PM reuniu com vereadores e presidentes de bairros

A Câmara Municipal, através do vereador Iamax Prado sugeriu, e o novo comandante da Polícia Militar, tenente coronel Luís Cleber Acácio Barbosa aquiesceu ao convite para uma reunião na sede do Poder Legislativo para conversar a respeito da segurança pública no município.

Como o tempo para convidar foi exíguo, o número de participantes não foi dentro do esperado, mas, quem foi, representava muita gente, pois a maioria dos presentes foi de presidentes de associações de bairros.

Durante quase uma hora e meia o comandante ouviu atentamente as colocações dos presidentes de bairros e dos vereadores Iamax Prado, Peninha, Toínho Piloto, Orismar Gomes, Nicodemos Aguiar e Wescley Tomaz.

O tenente coronel Barbosa, que na sua apresentação destacou que deseja trabalhar em consonância com a comunidade itaitubense, depois de ouvir tudo, disse que gostaria de ter reuniões em cada bairro para ouvir os moradores.

Afirmou ele que seu objetivo é ampliar a rede de segurança de Itaituba, por meio da participação dos mais diversos segmentos da sociedade, como taxistas, mototaxista, feirantes, etc... pois a segurança é um assunto que diz respeito a todos, não apenas à polícia.


A reunião foi considerada produtiva pelo vereador Iamax Prado e pelos demais edis presentes.

Câmara ainda não votou o orçamento de 2016

Embora esteja ma Comissão de Finanças há algum tempo, até agora não foi apresentado parecer sobre o orçamento do ano que vem.

Conforme costume,  parece que vai ficar para a última hora.

terça-feira, outubro 27, 2015

Dia 29 de outubro, Dia Internacional do AVC

Uma história comovente de quem venceu o AVC, sem se render às limitações
borogodo_solidario_eu_me_importo_avc.jpg
29 de Outubro é o Dia Internacional do AVC -World Stroke Day (29), data criada pela Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization) e Federação Mundial de Neurologia para alertar o fato de ser uma das principais causas de morte e incapacidade no mundo, maiores que AIDS e câncer. Estudos recentes associam até dormir mal e poluição com o aumento de casos, mas a maioria é pela falta de prevenção: pessoas que não tratam colesterol, diabetes, pressão alta, fumantes, etc. A britânica Stroke Association divulgou crescimento de casos de AVC entre pessoas cada vez mais jovens na última década.
Erika Nigro, produtora de moda, é um exemplo de quem sobreviveu a este furacão. Aos 36 anos sofreu seu primeiro AVC e conta uma daquelas histórias que intrigam a medicina: estar em coma na UTI com muitos momentos de consciência. “Passei frio, fome e sede, mas não conseguia me comunicar. Deixavam a TV ligada, sem imaginar que eu acompanhava a novela e mudavam o canal em dia de jogo.
Até o bate-papo entre as enfermeiras me entretia, sem elas nem sonharem. Minha família chorava ao redor da cama e eu não entendia o ‘drama’, pois não houve nenhuma explicação a mim, diretamente, já que parecia desacordada”, conta. Voltou para casa, fez fisioterapia e tentou retomar a vida, até sofrer um novo AVC, pior ainda que o primeiro e precisou reaprender coisas básicas que já havia reconquistado, como falar, comer, tomar banho, andar.
Mas Erika é uma dessas pessoas bem resolvidas e se adaptou à nova condição, sem se limitar a ela. Antes dos 40 anos engravidou de seu terceiro filho e quis trabalhar. Com movimentos apenas do lado esquerdo, produzir não era mais uma opção, mas reformou uma casa de 2 andares e abriu uma loja de roupas novas e seminovas. Com os contatos que fez na moda, adquiriu peças grifadas de famosas como Barbara Paz, Cuca Lazzarotto, Regiane Alves, entre outras celebridades e o brechó ainda ganhou um diferencial sem querer. 
Sim, eles se importam! Celebridades como Regiane Alves, Barbara Paz, Suzy Rego, Sabrina Parlatore, Elaine Mickely e o marido Cesar Filho, Giselle Hermeto e o marido, o atleta olímpico Nicholas Santos, Marina Person, Cris Couto, Regina Volpato, Débora Vilalba, Patrícia Naves, Paulah Gauss, Laura Wie, Suzy Ayres, entre outros famosos se uniram para ajudar a dar visibilidade e a importância que o AVC merece, considerando o forte impacto socioeconômico que gera, por ser uma das principais causas de incapacidade em adultos. 
É a primeira causa de morte no país e a segunda no mundo, perdendo apenas para doenças coronarianas. Estima-se que faz 1 vítima a cada 5 minutos no Brasil. A data foi criada pela Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization) e Federação Mundial de Neurologia.

Aviadores e servidores públicos foram homenageados

Só para não perder o costume, a Câmara fez hoje algumas homenagens a profissionais pela passagem do seu dia.

O Dia do Aviador foi domingo passado e do Servidor Público será amanã.

Por iniciativa do vereador Manoel Diniz, dois dos pilotos mais experientes foram homenageados, nesse caso, por inteira justiça.

Dário Correa e Wagner Domingues, o Pai Velho, o mais longevo de todos, com 94 anos.

As demais homenagens, dos servidores públicos, tiveram algumas pessoas conhecidas, e outras nem tanto, feitas por diversos vereadores.









Por diminuir desmatamento, Itaituba recebe recompensa

Uma camionete Mitsubishi L 200, duas voadeiras, duas carretilhas e dois computadores, foi a recompensa ganha pelo município de Itaituba ganhou da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e sustentabilidade (SEMAS).

Todos esses equipamentos vem direto para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, conforme informou o secretário Hilário Vasconcelos.

O vice-prefeito Dico já recebeu a L 200.

Em 2013 o desmatamento no município foi de 198 km quadrados.

Após a entrada no programa Municípios Verdes, houve uma queda de 105 km quadrados de área desmatada, caindo para 93 km quadrados.

Sem dúvida foi um grande avanço.

Nesta região, além de Itaituba, também conseguiram diminuir o tamanho de suas desmatadas, Jacareacanga, Novo Progresso e Trairão.

Peninha pede que a Câmara intermedie conversa entre Brasauro e cooperativa de garimpeiros

O clima não anda nada amistoso entre garimpeiros da Cooperativa da Água Branca e a empresa Brasauro por causa da exploração de ouro na região do Tocantinzinho.

Foi o que denunciou o vereador Peninha, na sessão de hoje.

A empresa requereu a área sobre a qual tem domínio e os garimpeiros, que atuam por lá há muito tempo veem-se ameaçados de serem expulsos, perdendo seu trabalho.

O vereador sugeriu que a Câmara Municipal chame as duas partes para uma reunião na sede do Poder Legislativo, a fim de que seja encontrada uma solução que contemple as duas partes, pois a atividade garimpeira continua sendo o principal sustentáculo da economia de Itaituba, e a importância dos pequenos garimpeiros é indiscutível, pois eles são responsável pela circulação de um volume expressivo de dinheiro no comércio local.

A ATAP foi o alvo principal das críticas na sessão de hoje

A vereadora Célia Martins parece que  cansou de ser enrolada pela associação das empresas que representam os portos de Miritituba, a ATAP. 

E não é somente ela que vem sendo ludibriada, mas todo o distrito de Miritituba.

Hoje ela resolveu abrir o verbo para cobrar da ATAP, com urgência, o cumprimento do compromisso assumido para resolver o problema da água, uma vez que o distrito passa por um dos momentos mais críticos nesse sentido.

De primeiro, disse a vereadora, falta água de forma pontual, mas, agora, até lugares onde o problema sempre foi menor está sem água. O problema está generalizado.

Usando um trocadilho bastante oportuno, Célia disse que a ATAP está tapeando a população de Miritituba. Ela afirmou que a comunidade está toda insatisfeita com o que está acontecendo.

As críticas contra a ATAP prosseguiram quando os vereadores Peninha e João Paulo usaram a tribuna.

João Paulo lembrou o que disse Kleber Menezes, quando era presidente da ATAP, em uma audiência pública, quando afirmou que os empresários estavam vindo para cá para fazer negócios.

Em outras palavras, não vieram para Itaituba com a finalidade de fazer filantropia.

Dirceu pede sessão itinerante para Moraes

Cansado de pedir pelo distrito que representa sem ser atendido, o vereador Dirceu Biolchi pediu na sessão de hoje, que a Mesa Diretora marque uma sessão Itinerante para Moraes Almeida, para que a comunidade possa dizer diretamente aos edis o que sente.

Ele disse que a situação está difícil, pois até uma empresa que foi contratada para recuperar as ruas do distrito nem chegou a começar o serviço.

Wescley Tomaz, em aparte, solicitou que também seja feita uma no Creporizão, já que os vereadores poderão ir até aquela região.

O presidente da Casa de Leis, vereador Cebola, disse que a ordem é cortar despesas, por causa da crise, mas, que se for vontade dos vereadores, e principalmente se eles se dispuserem a ajudar a viabilizar financeiramente, será possível.


Como falta pouco mais de uma mês para o encerramento dos trabalhos legislativos em 2015, não se sabe se haverá tempo para tais sessões ainda este ano, como é desejo de Dirceu.

Cadáver foi preso em Itaituba

Blog do Mauro Torres - Depois de um intenso trabalho de investigação e monitoramento protagonizado por policiais civis das superintendências da PC do Baixo Amazonas e Tapajós, foi localizado, recapturado e levado de volta à cadeia Rafael do Carmo Pereira, fugitivo do Centro de Recuperação Silvio Hall de Moura (CRSHM), a penitenciária de Santarém. “Cadáver”, como é mais conhecido, cumpria pena no CR por homicídio e, cerca de quinze dias atrás, conseguiu fugir do cárcere junto com cinco outros indivíduos considerados de alta periculosidade.

Desde então, as polícias Militar e Civil, através dos seus serviços Reservado e de Inteligência, estavam à caça dos elementos. Informes que chegaram à equipe do DPC Bezerra davam conta de que “Cadáver” estaria em Itaituba. Informantes “deram o serviço”, informando que o sujeito estaria homiziado na residência do pai do “Novo”, elemento também considerado perigoso e que está preso em Santarém.

A prisão foi efetuada por volta das 06h desta terça-feira (27). Junto com “Cadáver”, foi conduzido para a Seccional José Ribamar Santana de Sousa, irmão de “Novo”, que, ao ser entrevistado pelas equipes de reportagem, negou envolvimento no caso e disse que apenas deu abrigo para o sujeito que chegou em sua casa pedindo pousada.

Na ocasião, a polícia apreendeu uma arma de fogo calibre 38, além de três petecas de material suspeito de ser entorpecente, algumas mídias piratas e certa quantia em dinheiro. Ribamar informou que as mídias e o dinheiro pertencem a ele. Já sobre a droga, ele disse não saber a procedência. “Cadáver” admitiu que a arma pertencia a ele.


O foragido permanece na Seccional de Polícia de Itaituba aguardando transferência para a penitenciária de Cucurunã, em Santarém, de onde fugiu. Com essa prisão, quebra-se parte do “intercambio de bandidos” entre Itaituba e Santarém.

segunda-feira, outubro 26, 2015

Ibope: Lula se desgasta, mas ainda lidera para 2018

:


247 – Mesmo desgastado por ser alvo diário de tiroteio, o ex-presidente Lula ainda é o nome mais forte para a disputa presidencial de 2018, aponta pesquisa Ibope realizada entre 17 e 21 de outubro e divulgada nesta segunda-feira 26 pelo jornalista José Roberto de Toledo.
Nessa mesma segunda-feira, uma nova fase da Operação Zelotes, deflagrada pela Polícia Federal, envolveu Luís Cláudio Lula da Silva, um dos filhos do petista. Os agentes cumpriram mandado de busca e apreensão na empresa de Luís Cláudio, a LFT Marketing Esportivo.
Uma das conclusões da pesquisa de potencial de voto, que considera alguns possíveis candidatos para a próxima disputa, é a de que ninguém sai vencedor. Outra é a de que a taxa de eleitores que dizem que votariam com certeza em Lula ainda é maior do que a de todos os seus rivais: 23%. Em maio de 2014, esse índice era de 33%.
Em segundo lugar aparece o senador Aécio Neves (PSDB), com 15%, seguido de perto por Marina Silva (Rede), com 11%. O também tucano José Serra tem 8%, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) tem 7% e Ciro Gomes (PDT), 4%.
A rejeição ao ex-presidente Lula cresceu, aponta também o levantamento. Percentual dos que dizem que não votariam de jeito nenhum no petista saltou de 33% em maio de 2014 para 55% agora.
De acordo com a sondagem, uma fatia crescente do eleitorado demonstra desprezo por todos os políticos: rejeição a Aécio subiu de 42% para 47% em um ano, a Marina de 31% para 50% neste período, a Serra, de 47% para 54% em dois anos. Não há comparativo, mas a rejeição a Alckmin e a Ciro Gomes é igualmente alta: 52% para ambos.
Além de mostrar que, mesmo alvo de denúncias, Lula ainda é um candidato forte, os números sugerem uma explicação para a tão insistente tentativa da oposição em força um terceiro turno no País: eles continuariam sem conquistar a presidência caso esperassem novas eleições, como manda o processo 

Após bebedeira, escocês descobre que comprou passagem para o Brasil

Jamie Ather disse que não lembrava de ter feito a compra.
'Acabei tendo uma das melhores experiências da minha vida', disse.

'Acabei tendo uma das melhores experiências da minha vida', disse ele (Foto: Reprodução/ Instagram/jamiea1112)
G1 - Segundo o jornal "Independent", Jamie Ather descobriu que havia gastado 520 libras (R$ 3.125) para reservar o voo para o Brasil após se recuperar da bebedeira.
 Jamie Ather descobriu após bebedeira que havia comprado passagem da Escócia para o Brasil (Foto: Reprodução/ Instagram/jamiea1112)Ather disse que não lembrava de ter feito a compra e que nem passava por sua cabeça viajar para a América do Sul.
Mas, quando tentou cancelar a viagem e retomar o dinheiro, a companhia aérea se recusou a fazer a restituição. Então, ele decidiu fazer a viagem.
Além do Rio de Janeiro, ele acabou visitando Machu Picchu, no Peru (Foto: Reprodução/ Instagram/jamiea1112)Além do Rio de Janeiro, ele acabou visitando Machu Picchu, no Peru.
Além de não se arrepender da viagem, Ather disse que "acabou tendo uma das melhores experiências da sua vida".


Igreja Católica não abre mão do terreno na área que foi doada para a UFOPA

D. Vilmar diz que Igreja Católica tem documento de doação e não vai abrir mão

A prefeita Eliene Nunes tem um problema muito complicado de resolver: o terreno que a prefeitura doou para a Igreja Católica na gestão passada, que foi incluído na área doada para a UFOPA.

A área também foi doada para outras entidades, que pelo menos em público não se manifestaram até agora.

Trata-se de lei sendo criada em cima de lei que já existia.

O bispo prelado de Itaituba, D. Vilmar Santin, que se encontra em São Paulo participando de um encontro de bispos católicos do Brasil, chega amanhã de volta ao município.

Informado por pessoas ligadas à igreja sobre esse assunto, o bispo disse que a Igreja Católica não abrirá mão da área, pois já está definido que ali será construído um templo.

D. Vilmar foi muito firme em suas palavras, quando deixou clara a posição da igreja local sobre o imbróglio do terreno.

Todo jogo de cintura vai ser exigido da prefeita Eliene Nunes para tentar resolver esse problema de uma maneira que deixe todos satisfeitos, pois a última coisa da qual ela precisa neste momento, no qual já tem dificuldades de sobra para administrar, é alimentar uma encrenca com a grande comunidade católica itaitubense. E pior: em pleno período pré-eleitoral.


Agora, que vai dar trabalho, isso vai, pois é encrenca das grandes.

´

Ofício da gestão passada informando a doação do terreno na área doada agora para a UFOPA

Título de doação na gestão passada para a Igreja Católica

Área dividida e titulada na administração passada, onde está o terreno da Igreja Católica

A mesma área, doada pela atual administração para a UFOPA, titulando o que já estava titulado

Jarbas: Cunha é psicopata e não tem legitimidade

:
247 – Para o deputado federal e ex-governador de Pernambuco Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) ainda não há elementos que justifiquem o impeachment. No entanto, ele afirma que a presidente Dilma Rousseff perdeu as condições de governabilidade:
“Ela não tem condição nenhuma [de governar], o país está mergulhado num mar de corrupção e ela, no mundo da lua”, disse ele, em entrevista à ‘Folha de S. Paulo’.
Quanto a Eduardo Cunha, afirma que o presidente da Câmara não tem legitimidade para conduzir um processo de impeachment, por ter sido denunciado sob acusação de envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras.
“Esse cidadão é um debochado, agora passou a debochar das instituições. Ele é um psicopata. Não se confia numa pessoa sem caráter como ele. Ele joga dos dois lados. Quando ele diz que o maior escândalo de corrupção foi feito agora no governo do PT, é verdade, mas ele é um dos artífices disso, foi um dos que mais roubaram”, disse.
Cotado como possível candidato à presidência da Câmara, Jarbas foi o único parlamentar do PMDB a assinar a representação que pede a cassação de Cunha.

Coluna do Bacana e as últimas da política na capital

image
Sem medo
Circulou intensamente nos meios políticos a informação de que Eder Mauro teria desistido de sua candidatura a prefeito de Belém pressionado por forças ocultas – vá lá, nem tão ocultas vai….- que teriam lhe garantido que se candidato for seus processos serão todos colocados à luz do dia.
A isso Eder respondeu da seguinte forma; “- Fui muito processado sim, na maioria dos casos absolvidos e alguns processos ainda correm. Mas todos se dão pelo meu trabalho em defesa da ordem pública, das famílias, do cidadão de bem, contra a bandidagem, portanto fora o âmbito profissional, do meu dever de cumprir minha missão como delegado, não tenho processo algum, então que coloquem a luz do dia porque nesse estado todos sabem o que fiz e como trabalhei , essa chantagem não me intimida.”

Duciomar e Mário couto a caminho do PMDB
Existem rumores não confirmados de que o ex prefeito de Belém Duciomar Costa estaria a um passo de se filiar ao PMDB.

Dudu perdeu o controle do PTB para Josué Bengtson, e busca ter seu nome liberado em alguns processos para se candidatar a prefeito.

Poderia portanto ser candidato do PMDB em Belém se realmente se filiar.

Outro nome que deverá se filiar é o do ex senador tucano Mário Couto. Couto foi segundo ele “abandonado a própria sorte pelo PSDB e pelo governador na sua tentativa de se reeleger “, o que tornou o homem um poço até aqui de mágoas.

Se os dois nomes se confirmarem o partido ganha um substancial reforço .


Dois adolescentes morreram em acidente de carro no km 13

CONDUTOR DO VEÍCULO, PAI DAS CRIANÇAS, PERDEU O CONTROLE DO CARRO, QUE CAPOTOU VÁRIAS VEZES

O trecho da rodovia Transamazônica, a cerca de quatorze quilômetros do centro de Itaituba, é uma reta de aproximadamente dois mil metros e começa no final de uma descida. Foi neste ponto que, no último domingo (25), aconteceu um trágico acidente envolvendo a família do servidor público José das Chagas Oliveira, que trabalha na função de eletricista.

Manoel Messias, que mora em frente ao local do acidente, conta que não chegou a ver, mas ouviu o estrondo e, quando chegou ao local, deparou com os corpos das vítimas espalhados pelo chão. Eram, pelo menos, cinco pessoas no veículo.

Maiores detalhes foram repassados por José das Chagas, já depois de ter recebido atenção médica. Segundo ele, a velocidade era de sessenta por hora, quando o Palio, de placas JXW-5620, foi ultrapassado por um outro carro. A poeira prejudicou a visão e uma moto teria surgido do nada. Na tentativa de desviar da moto, o condutor conta que tentou manobrar o Palio, mas perdeu o controle, e o carro capotou sete vezes.

Ainda em choque, José das Chagas aparenta não saber que os filhos perderam a vida no acidente. Stefany Suelen e Felipe Oliveira estavam sem o cinco de segurança e foram projetados para fora do veículo. Os dois adolescentes não resistiram e morreram, vítimas da violência do choque. Ao receberem a notícia, parentes e amigos das crianças entraram em desespero. Stefany completaria quinze anos nos próximos dias. A família é evangélica, e estaria indo para a fazenda Maloquinha.

Fonte: blog do Mauro Torres, matéria veiculada no telejornal Focalizando
-------------------------------
Os corpos estão sendo velados na Igreja Assembleia de Deus, CongressãoMonte Moriá, localizada na 24ª Rua.

sábado, outubro 24, 2015

Mudanças no DEM: Uns saem, outros chegam

Resultado de imagem para foto da logo do Democratas
De acordo como foi publicado nas redes sociais, o DEM está passando por um momento de acomodação. 

Muita gente que ficou descontente com o descaso da prefeita Eliene Nunes para com aqueles que trabalharam duro para que ela se elegesse, deixou o barco dela e foi para o DEM.

O partido transformou-se numa miscelânea de pretensos candidatos.

Quem acompanha o dia a dia da política em Itaituba sabia de antemão que nem todo mundo ficaria nessa sigla, e principalmente, não ficaria ao lado do ex-prefeito e pré-candidato Valmir Climaco, pois embora alguns desses egressos do grupo de Eliene estivessem descontentes com ela, nada tinham a ver com Valmir. 

Mas, o ex-prefeito era o único político para os braços do qual podiam correr para demonstrar seu descontentamento, até que surgisse outra opção. E surgiu.

A entrada em cena do empresário Ivan D'Almeida há alguns meses representou essa possibilidade real de ancoragem em um porto que tivesse mais a ver com esse pessoal que deixou de ser Eliene, mas, que nunca foi Valmir.

Davi Salomão, Jóia e Aurélio Silva estão entre os que foram para o lado de Ivan.

Tem gente no DEM, que não esteve com Eliene na eleição de 2012, que poderá estar com ela no palanque em 2016.

Fala-se que Diego Mota é um desses nomes.

Uma grande novidade no partido foi o ingresso da jornalista Andreia Siqueira, que já anunciou sua disposição de sair candidata a vereadora.

E com a diminuição do prazo para filiação partidária, de um ano para seis meses, isso é somente o começo. Ainda vai haver muitas trocas até abril do ano que vem.