sexta-feira, abril 03, 2015

A paz depende de todos, diz leitor do blog, sobre a violência em Itaituba

Caro JParente, fico até um pouco grato, acreditando ainda em Itaituba, quando vejo esse movimento Polícia Militar, Polícia Civil, OAB, sociedade civil organizada se juntam para debater a situação da violência em Itaituba, mas só as ações da Polícia, isoladamente não irão resolver, pois temos que trabalhar a prevenção, trabalhar a base de tudo: a Família.

Nisso se inclui todas as esferas governamentais (município, estado e união), todos tem que fazer sua parte, executando políticas sociais, gerando renda, estimulando o esporte, educação e saúde de qualidade. Pois é na base que tudo começa, temos que melhorar a família, que hoje esta desmoronando em Itaituba (não generalizo todas, mas uma grande parte) uma família estruturada não entrega seus filhos e/ou pais a criminalidade.

A punição aos criminosos tem e deve acontecer de acordo com a legislação vigente, mas vejo que não há prevenção pra evitar que nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos se envolvam na criminalidade. E se baseando em regiões, municípios e países com baixos índices de violência todos tiveram investimento na base, trabalharam a família como um todo.

Paz não é apenas a ausência de guerra/morte/violência. Paz é garantir que todas as pessoas tenham moradia, comida, roupa, educação, saúde, amor compreensão, ou seja, boa qualidade de vida. Paz é cuidar do ambiente em que vivemos, garantir a boa qualidade de água, o saneamento básico, o bom aproveitamento da terra. Paz é buscar a serenidade dentro da gente para viver com alegria os bons momentos, ter força e boas ideias para enfrentar os problemas e resolver as dificuldades.

Isso tudo sem precisar fugir. Lembrando-se sempre de que onde há amor, há paz; onde há paz, há Deus; onde há Deus, nada falta. E nesse momento Itaituba necessita de Paz, necessita de Deus no coração.


Eulison Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário