quinta-feira, março 12, 2015

Cursos da Ufopa são bem avaliados pelo MEC

Mais dois cursos de graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) receberam conceito 4 em recente avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC): o Bacharelado em Ciências Biológicas, do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), que recebeu a indicação para reconhecimento; e a Licenciatura em Matemática, curso herdado da Universidade Federal do Pará (UFPA), em processo de renovação de reconhecimento. As avaliações realizadas baseiam-se em uma escala de valor de 1 a 5.

“O conceito 4 é uma nota elevada, um atestado de que o MEC aprova a nova filosofia e tendência de regionalizar o curso”, comemora o coordenador do Bacharelado em Ciências Biológicas do ICTA, professor Maxwell Santana. “O MEC nos deu um bom atestado para o reconhecimento do curso de Ciências Biológicas, que é relativamente novo, nasceu junto com a Ufopa, e que agrega, em sua concepção, características bem particulares da região amazônica, como as temáticas envolvendo os ambientes aquático e vegetal”, explica.

“Essa excelente nota nos deixa confortável de que estamos no caminho certo na formação do bacharel em Ciências Biológicas egresso da Ufopa, que estará preparado para enfrentar os desafios que a sociedade vai colocar à sua frente", afirma o professor Thiago André, vice-coordenador do curso. “Esse bacharelado tem uma importância regional muito grande, porque ele está preparando profissionais capacitados, em especial, para atuar nas áreas de meio ambiente e conservação”.

Pertencente ao Instituto de Ciências da Educação (Iced), a Licenciatura em Matemática também recebeu conceito 4 em processo avaliativo para renovação de seu reconhecimento junto ao MEC. “O curso já era reconhecido pela UFPA. Agora, será reconhecido pela Ufopa, porque desde 2009 está sob a tutela da nova instituição e, por isso, teve que passar por uma nova avaliação”, explica o professor José Antônio Oliveira Aquino, coordenador do Programa de Ciências Exatas, ao qual o curso é vinculado.

Maria Lúcia Morais - Comunicação/Ufopa

Nenhum comentário:

Postar um comentário