sexta-feira, janeiro 16, 2015

Médicos do Hospital Regional, em Santarém, ameaçam paralisar atendimentos

Categoria alega que governo estadual está com pendências financeiras. Alguns serviços, como hemodiálise e oncologia serão mantidos

G1 Santarém
Médicos do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) anunciaram a paralisação dos atendimentos a partir de terça-feira (19). A decisão foi tomada em assembleia geral do corpo clínico realizada na noite de quinta-feira (15).

Segundo o diretor clínico da unidade, médico Manuel Alvarenga, o governo estadual está com pendências financeiras com a categoria.  “Atualmente nós estamos sem receber parte do salário de novembro e nós já estamos indo para fevereiro. Conforme nós havíamos informado nós esperaríamos passar o período de Natal e Ano Novo para não haver um transtorno maiores para a população (...), mas infelizmente sem uma previsão de pagamento, nós resolvemos paralisar as atividades”.

De acordo com Alvarenga, os serviços de hemodiálise; oncologia, na parte de radioterapia e quimioterapia; atendimento integral dos pacientes que estão internados e os serviços de triagem serão mantidos. Os demais serviços serão paralisados.
O recurso é repassado pela empresa Pró-Saúde à unidade através da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa).

O diretor clínico disse ainda que os profissionais que atuam no Hospital Municipal também estão com os pagamentos atrasados. “Mês passado foi pago uma parte. Nós recebemos novembro no começo de janeiro. A falta de recurso para saúde é um problema sério. (...) Lá não tem previsão de pagamento, ninguém sabe dizer nada. Nós também temos nossos compromissos”.

Hospital Regional
Em nota o Hospital esclareceu que o pagamento pendente do corpo clínico será efetuado na próxima semana, segundo previsão da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa). A instituição destacou que os salários do mês de dezembro não estão atrasados, pois a data limite para pagamento é próxima semana.


Hospital Municipal
Em nota a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que aguarda repasse de recursos do Ministério da Saúde, específicos para pagamento do salário dos profissionais médicos. O valor deveria ter sido depositado no dia 10 de janeiro. A secretaria enfatiza que assim que o repasse for feito, o município realizará imediatamente o pagamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário