Na manhã deste sábado estive visitando o Remanso dos Macacos, situado no Rio Tapajós, no município de Itaituba, entre as comunidades de Pimental e São Luiz do Tapajós. Tive a oportunidade de ver de perto a corrida para um novo Eldorado na região do Tapajós.
Falei com o descobridor do ouro naquela área, Dori Edson Matias da Silva, que vinha ha tempos pesquisando ouro, mergulhando naquela região, até que algumas semanas atrás teve a oportunidade de extrair só em uma despescada 51 gramas de ouro.
Dori, que é morador antigo daquela região, ficou contente e contou para alguns amigos, que em seguida também foram para o local (Remanso dos MACACOS), montaram suas “balsinhas” e passaram a extrair ouro. Hoje, a media para cada 20 horas trabalhadas é a extração de 60 a 80 gramas de ouro.
![]() |
Dori Edson (de camisa laranja, garimpeiro que descobriu o ouro) |
A garimpagem vem sendo feita por moradores das comunidades do Pimental e São Luiz do Tapajós e de comunidades adjacentes. Eles estão usando tambores de ferro de 200 litros, constroem sobre eles um tablado de madeira e instalam os equipamentos, que são compostos de motores que variam de 16 a 27 HP, com mangueiras de 04 polegadas.
É importante ressaltar que não está sendo despejado mercúrio no Rio Tapajós. A queima do mercúrio está sendo feita em terra firme.
Outra preocupação dos garimpeiros que ali estão trabalhando é com relação à entrada de dragueiros na área com escariantes, pois os garimpeiros são contra, uma vez que este equipamento causa grandes danos ao meio ambiente.
Os garimpeiros, que estão ali trabalhando já criaram a Associação dos Garimpeiros do Remanso dos Macacos para organizarem a atividade na área e evitar a invasão de oportunistas, pois o objetivo deles é manter trabalhando naquela área apenas pessoas que moram ali e estão cadastradas na associação. Uma coisa ficou certa na reunião de fundação da Associação: que não vão permitir a entrada de estranhos e principalmente de grandes equipamentos (dragas) na área.
Nenhum comentário:
Postar um comentário