quinta-feira, dezembro 11, 2014

Há três anos a gente votava no Plebiscito para tentar criar o estado do Tapajós. Ou seria o estado de Santarém?

Pouca gente se lembra, mas há três anos os leitores paraenses eram convocados para votar no plebiscito para decidir se seriam criados os estados do Tapajós e do Carajás.

O resultado da votação não foi suficiente para aprovar a redivisão do estado do Pará, mas, o sonho de emancipação dessa região continua. Agora a luta do movimento pró-criação do estado do Tapajós é coletar assinaturas para aprovar um projeto de lei de iniciativa popular para que o plebiscito seja feito apenas nos municípios que irão fazer parte do novo estado.

Para isso é necessária a coleta de um milhão e meio de assinaturas e esse é o desafio do Instituto Cidadão, que encabeça esse movimento.

Recolher essas assinaturas para que o Congresso Nacional possa aprovar essa lei é o objetivo. E hoje, quinta-feira, está acontecendo na cidade de Santarém, eleição para a composição da nova diretoria do Instituto.

A eleição terá chapa única, tendo como candidato à presidência, o professor Edvaldo Bernardo, que fundou e preside a instituição.

O mandato da nova diretoria terá a duração de três anos e é composta apenas por representantes do município de Santarém. (Texto do jornalista Weliton Lima)

Opinião da editoria do blog: Eu já me manifestei diversas vezes a respeito do tratamento que o comando desse movimento dá aos demais municípios que fazem parte da região que pretende se emancipar. Já escrevi sobre o assunto, tanto no blog quanto no Jornal do Comércio, além de ter tratado dessa questão, pessoalmente, com alguns integrantes do movimento, de Santarém, inclusive, com meu amigo particular Edivaldo Bernardo, que com toda justiça será eleito para mais um mandato.

Edivaldo sempre concordou comigo a respeito da necessidade de difundir o movimento para outros municípios, mas, neste momento, ele próprio está desperdiçando uma boa oportunidade para tornar essa luta mais democrática, deixando de tratar os demais municípios como vassalos, sempre prontos a cumprir a ordem do comandante quando esse chama.

Já perguntei, muita vezes, se quem integra o movimento pela criação do novo estado, quer criar o estado do Tapajós, ou o estado de Santarém. Pois neste momento, mais uma vez os outros municípios estão sendo esquecidos, como se suas vozes não tivessem nenhuma importância. Ninguém perguntou se existe alguém em Itaituba, e que eu saiba, em nenhum outro município fora Santarém, interessado em participar desse processo eleitoral.

Fica, mais uma vez, a sugestão para que o Instituto Cidadão insira esse tema em sua pauta de discussões, em vez de apenas mandar dizer o que a gente tem que fazer, porque, assim como não queremos ser quintal de Belém, também os demais municípios que compõem o projeto do futuro estado do Tapajós não desejam ser apenas quintal de Santarém.

Fico muito à vontade para afirmar isso, porque sou filho de Santarém, com muito orgulho, mas, não posso concordar com esse tipo de comportamento egoísta.

Jota Parente


Nenhum comentário:

Postar um comentário