terça-feira, dezembro 09, 2014

Ex-padre expulso de igrejas é preso suspeito de pedofilia

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu na manhã desta terça-feira, em Caçapava do Sul, o ex-padre João Marcos Porto Maciel, 74 anos, acusado de pedofilia. Durante a investigação da Operação Silêncio dos Inocentes, a polícia identificou seis vítimas de Maciel – quatro dos crimes, praticados entre 1961 e 1980, já prescreveram.

A prisão do ex-padre foi possível porque a polícia identificou dois adolescentes, de 11 e 12 anos, que sofreram violência sexual continuada há seis anos. Maciel teve prisão temporária de 30 dias decretada pela Justiça.

Os garotos, hoje com 17 e 18 anos, contaram à polícia que foram seduzidos em troca de dinheiro e presentes, nunca recebidos. Segundo o depoimento dos jovens, o homem abusava dos menores fazendo carícias em suas partes íntimas e obrigando-os a se masturbarem.

- As vítimas viviam em situação de vulnerabilidade e, além disso, eram menores de 14 anos na época da agressão, o que agrava o crime. Um deles era órfão de pai e mãe – relatou o delegado Fabrício de Santis Conceição, responsável pela investigação.

O suspeito era conhecido pelo nome de Dom Marcos de Santa Helena. Excomungado da igreja católica em 2009 e da igreja anglicana em 2011, atualmente se apresentava como arcebispo de uma ordem conhecida por Igreja Veterodoxa. A congregação oferecia celebrações religiosas e aulas de música a jovens carentes desde 1997.

Maciel foi preso no mosteiro de Santa Cecília, no interior de Caçapava do Sul, onde também moram dois monges excomungados por seguirem os passos de Dom Marcos. Em nenhuma das igrejas por onde o padre passou entretanto, há queixas de pedofilia contra o suspeito. No mosteiro, a polícia apreendeu 10 computadores e DVDs, além de um revólver calibre 38 e uma espingarda calibre 12.
 O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário