segunda-feira, dezembro 01, 2014

Deputado estadual Hilton Aguiar e deputado federal eleito Chapadinha reuniram com a Eletronerte

Deputados Chapadinha, Lira Maia e Hiton Aguiar
O Deputado federal eleito Chapadinha e o Deputado estadual Hilton Aguiar estiveram na ELETRONORTE em Brasília para conhecer o projeto das Hidrelétricas do Tapajós e discutir com a diretoria da empresa responsável pela implantação do futuro empreendimento os impactos positivos e negativos dessa grande obra na região de Itaituba.
Na audiência o Diretor Geral da empresa, Dr. Tito Cardoso apresentou o projeto e relacionou as compensações sociais e ambientais que uma obra desse porte contempla para as cidades envolvidas com o projeto. Fez
uma apresentação dos investimentos que serão feitos nos municípios envolvidos e relatou os ganhos que serão oportunizados a sociedade local com a construção e operação destas usinas na região do Tapajós.
Participou da audiência também o Diretor de Planejamento do sistema Eletrobrás, Adhemar Palocci, que apresentou toda a parte técnica do projeto e destacou as inúmeras obras que serão feitas nas cidades envolvidas com o projeto, como água tratada, esgoto sanitário, tratamento de lixo, hospitais, escolas, creches, pavimentação asfáltica, cursos de qualificação.
profissional para os jovens e um volume importante de empregos gerados na região entre ouras compensações.
Os parlamentares destacaram que e preciso conhecer o projeto para entender se ele será benéfico para a comunidade e discutir com a sociedade se eles verdadeiramente são importantes para o desenvolvimento da região.
A pedido do Deputado federal eleito Chapadinha e o Deputado estadual Hilton Aguiar a Eletronorte vai organizar uma caravana que levara lideranças da região do tapajós para conhecer outras usinas já construídas e operando para na pratica ver se uma obra desse porte pode gerar mais ganhos do que perdas para a região envolvida com uma obra desta magnitude.
O Dep. Federal Chapadinha e o Dep. Estaduais Hilton Aguiar estiveram acompanhados do Secretario Extraordinário de Assuntos Institucionais do Governo do Para, Celso Trierweiler, que destacou a responsabilidade dos Deputados em conhecer o projeto das hidrelétricas para criar uma ampla discussão coma sociedade para avaliar a importância ou não desse
empreendimento para o Tapajós.
----------------------------------------
Meu comentário: Caros deputados Hilton e Chapadinha, folgo em ver que os senhores estão atentos às questões de interesse de nossa região, mas, não posso deixar de registrar que senti a falta de vocês no encontro de São Luiz do Tapajós, quinta-feira passada.
            Visitar usinas hidrelétricas antes construídas, ou em construção, é importante. Mas, por favor, deputados, organizem vocês uma caravana, sem serem ciceroneados pelo pessoal da Eletronorte, por que eles só vão querer mostrar o que é bom.
            Organizem uma caravana, convidem lideranças de Itaituba e de outros municípios que serão afetados pelas hidrelétricas o Tapajós, sem serem capitaneados por ninguém. Levem empresários daqui, vão lá ver de perto, com os próprios olhos, o que está acontecendo em Altamira. Façam isso, por favor.
A Eletronorte só vendeu para vocês, facilidades que não existem. A vocês cabe, ficar do lado do governo e contra os interesses de quem vocês devem representar, pois foram votados para isso, ou, representar a todos de fato, e não apenas no papel, sobretudo os menos favorecidos.
            Outra coisa, deputados, as compensações das quais o pessoal do governo falou para vocês são mentirosas, pois quem sabe do que Itaituba precisa é quem vive em Itaituba. Essas compensações só terão validade a partir do momento em que forem apresentadas pela comunidade, nas discussões, no decorrer das audiências públicas. O resto é conversa fiada, é enrolação do governo.
            Os salões nobres de Brasília são tentadores, deputados. Tirem seus ternos caros, descalcem os sapatos importados, vistam uma roupa simples, calcem sandálias e visitem São Luiz, Pimental, Pindobal, as aldeias Munduruku, conversem com esse povo e ouçam, acima de tudo, ouçam o que tem a dizer. Depois, ajam com equilíbrio para não serem acusados de omissão. É tudo que peço eu, que tenho à minha disposição alguns veículos de comunicação para fazer chegar até vocês o meu clamor. Tenho certeza que não falo apenas por fim, mas, também por aquele que não tem como chegar até vocês.

Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário