quinta-feira, setembro 04, 2014

Pesquisa para cargos no legislativo. É preciso ler com cuidado

A Doxa Comunicação, de Belém, divulgou uma pesquisa que está circulando em alguns meios de comunicação e redes sociais, a respeito da preferência do eleitorado paraense no que diz respeito à eleição para deputado estadual e para deputado federal. A pesquisa, registrada no TRE, também trata da eleição majoritária para o governo do estado, mas, o blog quer se ater à eleição proporcional.

Cabem algumas observações para tentar fazer o leitor entender que se trata de algo muito diferente de quanto se lê  em uma pesquisa para cargo majoritário, para o qual é eleito, sempre, o candidato que obtiver a maior votação, caso não haja segundo turno, ou nesse.

Na pesquisa para eleição proporcional não se deve imaginar, em hipótese nenhuma, que a ordem de colocação pode representar os eleitos. Serve para se ter uma ideia até certa ponto, pois no caso da ALEPA, por exemplo, que tem 41 deputados, desde que seus partidos ou coligações alcancem o quociente eleitoral, os candidatos colocados na pesquisa, do vigésimo para cima deverão conseguir uma cadeira. Esse vigésimo que eu cito é um número aleatório, sem nenhum embasamento científico, dito apenas como exemplo. 

Outra observação que precisa ser feita é sobre um equívoco na lista dos pesquisados, pois o nome do candidato a deputado estadual Wescley Tomaz aparece em penúltimo lugar, mas na relação dos candidatos a deputado federal. Dessa forma, sua colocação não deve ser levada em consideração.

O deputado estadual Hilton Aguiar aparece na 23ª colocação, enquanto o candidato Eraldo Pimenta figura na 55ª posição.

Os dados da pesquisas foram extraídos do blog do Jeso. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário