sexta-feira, setembro 19, 2014

O desânimo com a eleição no Pará

O Pará vai ter cinco candidatados a governador nas próximas eleições de outubro, mais isso não significa que o eleitor terá muitas opções de escolha na hora de votar, na prática mesmo a disputa será polarizada entre o PMDB de Elder e PSDB do Jatene, pois até o PT dessa vez se absteve de ter um candidato cabeça de chapa no primeiro turno o que ainda não foi meio bem digerido pelas alas mais conservadoras do partido. Já os candidatos dos demais partidos são meros desconhecidos da grande maioria do eleitorado e por conveniência querem marcar posição diante de seus redutos eleitorais na capital e região metropolitana.
Portanto, o eleitor não terá nenhuma novidade nessas eleições, pois o candidato do PMDB apesar da sua juventude, politicamente é uma cópia pronta e bem acabada do seu pai, Jader Barbalho, inclusive já com quase todos os vícios que marcaram a carreira política do senador.
Já o candidato do PSDB, todos ainda lembram que foi o responsável por frustrar o sonho da emancipação política dessa região. Com o discurso de manter a unidade do estado Jatene defendeu também o interesse dos grandes grupos econômicos que não querem perder o domínio feudal que exercem sobre essa região só que nunca fizeram investimentos nos municípios dessa parte do estado.
A região Oeste do Pará historicamente tem sido preterida pelos governos do estado, independente de quem esteja no cargo e com os tucanos, os recursos destinados a Itaituba são parcos e estão longe de atender as necessidades da população, sem contar que as obras tocadas pelo estado aqui se arrastam lentamente como se não tivessem prazo para serem concluídas. Diante desse quadro não há como o eleitor itaitubense se entusiasmar muito com o pleito eleitoral de Outubro.

(texto algum amigo jornalista me enviou e eu não recordo quem, para dar o crédito, mas concordo, em número, gênero e grau)

Fonte: Esse texto foi publicado pelo amigo Ivan Araújo, em sua página do Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário