segunda-feira, setembro 22, 2014

Jovem foi linchado em Itaituba

A falta de segurança que predomina em Itaituba, misturada com o desejo de fazer justiça com as próprias mãos levou populares a lincharem um jovem na noite de ontem.

O fato aconteceu a altura da 21ª Rua do bairro Bela Vista, com a Travessa Raimundo Preto.

Um homem bastante jovem tentou roubar um celular de uma pessoa, tendo sido perseguido por populares que se encontravam às proximidades, que saíram no seu encalço, alcançando-o.

Começou então uma sessão de socos, pontapés e todo tipo de agressão física, que deixou o agredido extremamente machucado.

O Corpo de Bombeiro ainda chegou a retirá-lo do local com vida, mas, poucos depois de dar entrada no Hospital Municipal ele não resistiu às agressões e morreu.

Há poucos instantes foi revelado o nome dele: Marcos Jesus, de 22 anos.
-------------------------------------------------------
Meu comentário: A sensação de insegurança que existe no meio da comunidade, aliada à impunidade alimenta esse sentimento de revolta que chega às rais da selvageria, pois transcende até a Lei de Talíão, de olho por olho, dente por dente.

Na medida em que o Estado não consegue se fazer presente de forma objetiva por meio do aparato policial, nem da justiça, o cidadão sente-se desamparado e, sem acreditar mais que quem transgredir responderá por seus atos, resolve fazer justiça com as próprias mãos.

Essa não é a solução, pois quem participa de um linchamento aproxima-se do comportamento da bandidagem, pois em um verdadeiro estado de direito, somente o Estado deve se encarregar de manter a ordem, dentro dos ditames legais. Entretanto, não adianta somente apontar o dedo para esse fato isolado, sem buscar os verdadeiros culpados por se chegar a essa situação, que são os nossos dirigentes, em todos os níveis. A eles, sim, devemos cobrar com veemência. 

Nestes tempos de campanha política os candidatos falam em segurança pública, mas, de maneira genérica. Nenhum deles tem um projeto bem elaborado que convença o cidadão de que pode ser colocado em prática. 

Faz tempo que a segurança pública no Pará está um caos. Nossos índices de violência são impressionantes e assustadores. E, infelizmente, se nenhum programa sério for implementado, cenas como essa poderão se repetir aqui e em outras cidades paraense. Na capital, de vez em quando a gente vê esse tipo de coisa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário