sexta-feira, julho 11, 2014

Rejeito de Serra Pelada vai ser beneficiado

O novo projeto que deve retomar a produção de ouro em Serra Pelada foi apresentado durante uma reunião da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), em Curionópolis (PA), na semana passado. Segundo Amauri Barros, presidente da Gasp100, empresa criada para fazer o beneficiamento da montoeira em Serra Pelada, os trabalhos devem começar nos próximos dias.

De acordo com o projeto, as máquinas irão se concentrar no entorno de uma cava, na parte mais baixa da área, próxima a um lago com aproximadamente 200 metros de profundidade. Todo o material retirado na lavra manual foi depositado ao redor da cava, o que os garimpeiros chamam de "montoeira". E é esse ouro que pode existir no meio desses sedimentos que deve ser explorado.

"Já estamos na fase de terraplenagem, instalação de máquinas, teste dessas máquinas e produção", afirmou Barros. Serra Pelada foi considerado o maior garimpo de ouro a céu aberto do país, no início dos anos 80.

Em 2007, a Coomigasp firmou contrato com a Colossus Minerals também para a exploração de ouro em Serra Pelada, por meio de uma mina subterrânea. No início deste ano, a empresa fez uma demissão em massa e anunciou a paralisação do projeto por tempo indeterminado.

O interventor judicial da Coomigasp, Marcos Alexandre Mendes, disse que está procurando novos investidores para retomar o projeto. "O percentual de 44% da produção é da Coomigasp, e essa parte é que vai ser dividida entre os garimpeiros", afirmou.

De acordo com Mendes, houve um cuidado em revalidar esse contrato para não se repetir equívocos nos contratos comerciais de Serra Pelada. “Nosso objetivo é sempre resguardar os direitos dos garimpeiros, por isso foi necessário rever algumas etapas antes da liberação da atividade no local, como confirmar as licenças junto ao DNPM [Departamento Nacional de Produção Mineral] e Sema [Secretaria de Estado de Meio Ambiente]”.

A Gasp100 é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) e faz parte da Brasil Século III Consultoria (BS3), empresa que assinou contrato com a Coomigasp, em fevereiro de 2013, aprovado após uma assembleia de garimpeiros realizada em Curionópolis.

A BS3 tem como economista-chefe, o ex-deputado Virgílio Guimarães, pai do presidente da comissão especial que analisa o projeto de lei 5807/13 que traz o novo marco regulatório da mineração.

A SPE é um modelo de organização empresarial pelo qual se constitui uma nova empresa limitada com um objetivo específico, neste caso, a exploração do rejeito oriundo da cava de exploração do ouro na década de 80. “Por ser uma empresa com características especiais, a torna mais segura e prática na relação entre as sócias nessa exploração”, afirmou a Coomigasp.

De acordo com Mendes, houve um cuidado em revalidar esse contrato para não se repetir equívocos nos contratos comerciais de Serra Pelada. “Nosso objetivo é sempre resguardar os direitos dos garimpeiros, por isso foi necessário rever algumas etapas antes da liberação da atividade no local, como confirmar as licenças junto ao DNPM [Departamento Nacional de Produção Mineral] e Sema [Secretaria de Estado de Meio Ambiente]”, disse.

As informações são o jornal paraense O Liberal, G1 e o blog mantido pelo grupo de interventores na Coomigasp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário