terça-feira, maio 27, 2014

Pará recebe reconhecimento internacional de livre de febre aftosa com vacinação

O rebanho paraense é o quinto maior do Brasil.  Certificação   internacional  garante a comercialização  interna e a exportação para outros países.

Pará e mais os estados de Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piaui, Ceará, Paraíba e Maranhão receberam ontem, dia 26,da Organização Mundial da Saúde, o reconhecimento como área 100% livre da febre aftosa.

A solenidade aconteceu em Paris, na 82ª Assembléia Geral da OIE quando foi oficializado o reconhecimento.

O evento, que reúne representantes de 178 países signatários, apresenta uma programação que discutirá assuntos de interesse mundial, a exemplo da adoção de resoluções acerca das principais doenças animais, principalmente as de maior impacto para o ser humano e para a economia mundial; as normas internacionais para o comércio de animais e seus produtos e a qualidade dos serviços veterinários. A pauta inclui ainda o debate em torno de temas técnicos sobre a situação sanitária mundial. Na ocasião, também serão celebrados os 90 anos da organização, da qual o Brasil é membro fundador.

Mercado – A bovinocultura é um dos principais destaques do agronegócio brasileiro no cenário mundial. O Brasil é dono, segundo o Ministério da Agricultura, do segundo maior rebanho efetivo do mundo, com cerca de 200 milhões de cabeças, e desde 2004 assumiu a liderança das exportações com um quinto da carne comercializada internacionalmente e vendas em mais de 180 países.
O reconhecimento internacional abre mercado à economia paraense, pois a carne é o segundo produto na composição do Produto Interno Bruto (PIB), e a maioria dos municípios paraenses tem a pecuária como principal atividade. A partir da certificação os animais poderão ser comercializados dentro e fora do Estado.
Segundo o pecuarista Mário Moreira, o reconhecimento internacional significa um avanço para a pecuária paraense, uma vez que o Pará tem o quinto maior rebanho do país e ocupa a quarta posição em produção e exportação de carne. “Depois de muita luta, muito esforço, é gratificante ter a certeza de que teremos um futuro ainda mais promissor para o agronegócio e para a economia paraense”, diz Mário Moreira.
O Pará, mesmo com características peculiares ao Estado – que incluem o tamanho, a geografia e o fato de, por um longo período, ter regiões com diferentes status sanitários –, conseguiu cumprir etapas e garantir êxito em torno do objetivo de alcançar a unidade de uma área totalmente livre de febre aftosa com vacinação. Esse êxito foi reconhecido pelo Ministério da Agricultura, em agosto de 2013, ocasião em que o Estado conseguiu a certificação nacional de livre de febre aftosa com vacinação.
“Agora vamos voltar para o Estado do Pará com um certificado assinado pelo presidente da OIE, Vicent Vallat, que nos declara 100% livre de febre aftosa com vacinação”, diz Mário Moreira. Sálvio Freire confirmou que o reconhecimento internacional trará muitos benefícios para o setor. Além da abertura do mercado exportador da carne, o trânsito do boi em pé também terá redução de restrições, a exemplo do término do período quarentenário por ocasião do transporte do gado de uma região sanitária para outra até a chegada nos portos do Pará. Outro item que será beneficiado é o trânsito do gado paraense para outros estados brasileiros que já possuem a certificação de livre de febre aftosa, a exemplo de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Tocantins.
Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário