sábado, maio 17, 2014

Como anda a saúde bucal da população de Itaituba?

            Como anda a saúde bucal da população de Itaituba? Essa foi a primeira pergunta feita há quase três anos, em uma entrevista que a odontóloga Sirleia Soares concedeu ao Jornal do Comércio na edição 133. Passadas 46 edições, a reportagem a procurou para saber se houve alguma evolução de lá para cá. Ela também falou sobre outros pontos importantes para que se tenha uma boa saúde bucal.
            “E preciso considerar dois aspectos da saúde bucal de cidades do interior como a nossa: os pacientes que são atendidos pela rede pública de saúde e aqueles que procuram atendimento particular. Mas, de um modo geral, a saúde odontológica está mudando bastante. Cada dia que passa a gente percebe que estão diminuindo bastante os índices de doenças bucais, enquanto a conscientização dos pacientes está crescendo muito. Até há pouco tempo o acesso à informação de quem era profissional e quem exercia o serviço irregularmente era pouco divulgada. Ainda temos essa problemática no município, mas, ela vem diminuindo gradativamente”.
            É melhor prevenir – “Infelizmente, em Itaituba, muita gente só procura um dentista profissional em momentos de dor, o que é muito ruim. Hoje, nós estamos tentando conscientizar para mudar esse quadro, para a gente passe para um quadro mais preventivo onde a gente previne a doença, com a vinda regular do paciente ao consultório, o que possibilita que sejam detectados problemas no estágio inicial. Mas, a maioria dos pacientes ainda só procura um profissional quando tem um problema, muitas vezes em estado avançado”
            Educação é o caminho – “O trabalho da odontologia básica é muito importante, principalmente relacionado à saúde preventiva. É fundamental a conscientização dos pais com relação aos filhos. É a partir daí que se começa a preparar a criança, até chegar à idade adulta. Educar a respeito da importância da saúde bucal é investir em prevenção. Sabemos que já existem algumas escolas particulares, em Itaituba, nas quais profissionais da odontologia já fazem esse trabalho. Mas, também no sistema público de ensino há programas voltados para as crianças, nesse sentido. É de grande relevância que seja feito esse tipo de trabalho, pois pela educação temos condições de conseguir níveis satisfatórios de prevenção”.
            O mito – “Essa questão é um mito que atrapalha. O paciente tem que saber que um tratamento odontológico é um investimento na sua própria saúde, que começa pela boca. Tem muita gente que gasta com artigos supérfluos, deixando de lado sua saúde. Ainda existe muito essa cultura de que dentista é caro. Por causa disso, muitas vezes o paciente procura alguém não habilitado, e quando chega ao consultório de um profissional termina precisando gastar bem mais, em virtude do agravamento da situação inicial. Porém, isso também está mudando, pelo fato da população de Itaituba contar com um crescente número de profissionais formados, que estão habilitados a prestar o serviço adequado. Cabe a cada paciente procurar um profissional preparado para fazer esse tipo de serviço”.
            Doenças da boca – “A odontologia preconiza muito a prevenção, pois podem advir muitas doenças pela falta de cuidados com a saúde bucal. Problemas sérios como cardiopatias, agravamento da saúde de pacientes diabéticos, complicações para pacientes com problemas cardíacos que podem ter o quadro agravado por causa de bactérias bucais extremamente patogênicas, assim como pacientes com problemas pneumológicos. Da mesma forma, pacientes gestantes com problemas bucais podem dar à luz filhos que podem nascer com problemas de saúde, além do risco do parto prematuro. Então, ratifico que a saúde começa pela boca e por isso é imprescindível que se cuide bem dela.
            Profissionais de qualidade – “Hoje nós temos um número crescente de profissionais formados. Não acho que haja dentistas formados demais. Quem regula isso é o mercado. Na minha opinião, o que importa é que tenhamos profissionais de qualidade para que a população seja bem servida no campo do atendimento odontológico. Tem paciente para todos e é o próprio paciente quem faz a seleção dos profissionais. Quem prestar um serviço de melhor qualidade, certamente vai ter a preferência”.

            Vá ao dentista – “Como já foi dito, mas, nunca é demais repetir, é por demais importante a visita regular a um dentista formado para fazer tratamento preventivo. Pelo menos de seis em seis meses é bom procurar um profissional de odontologia, pois se o paciente demora demais, a gente só vai poder intervir quando o caso pode já esta complicado”, finalizou.

Matéria publicada na edição do Jornal do Comércio que está circulando

Nenhum comentário:

Postar um comentário