terça-feira, janeiro 21, 2014

Que continuem as blitz, mas, que os agentes de trânsito não se limitem apenas a multar

A iniciativa merece elogios, mas, Comtri e Detran precisam aparecer  mais nas ruas para moralizar o trânsito de Itaituba

A Assessoria de Imprensa da Prefeitura enviou uma notícia para os meios de comunicação, que eu deveria ter veiculado ontem, mas, por um lapso não publiquei.

Digo que foi um lapso, porque trata-se de um assunto muito importante, que tenho abordado com insistência, tanto no blog, quanto no Jornal do Comércio, que é o trânsito de Itaituba.

A nota que já foi publicada por outros meios, mas, que reproduzo agora diz o seguinte:

Uma ação conjunta entre a Prefeitura de Itaituba, órgãos de trânsito (Detran e Comtri), policias civil e militar, Conselho Tutelar e Ministério Público desencadeou em uma das maiores blitz realizadas em Itaituba no ano de 2014. Foram três dias de intensa ação que começou na última sexta-feira a noite e encerrou no domingo (19).


Além da fiscalização no trânsito, a operação teve como objetivo prevenir e coibir os “rachas”, a poluição sonora nas áreas de domínio público, bem como, a presença de menores em boates e similares e a venda de bebidas alcoólica para esse público alvo.

Para o diretor municipal de meio ambiente, Valfredo Junior, a questão da poluição sonora em Itaituba vem sendo observada conforme a legislação ambiental, pois, tornou-se hábito noturno, principalmente, na Avenida Getúlio Vargas a concentração de veículos equipados com aparelhagens de som de última geração onde se disputa quem tem mais potência.

A blitz conjunta aconteceu em pontos estratégicos da cidade, como, por exemplo, a orla, 23ª rua com a travessa São José no bairro do Bom Remédio e 16ª rua com a travessa 13 de maio. Na ação foram apreendidos motos, carros e aparelhagens de som.


De acordo com Davi Salomão, titular da Comtri, ações desse tipo são positivas, pois, envolvem vários objetivos ao mesmo tempo, inclusive, na questão da segurança pública. Salomão evidenciou ainda que esse trabalho conjunto terá sequência com suporte da prefeitura através da Coordenadoria Municipal de Trânsito.
----------------------------------
Meu comentário: A comunidade itaitubense volta a ter alguma esperança na organização de sua cidade, a partir de ações como essa, que precisam acontecer mais amiúde.

Nesta cidade, tem muita gente que se considera acima da lei, quando pilota motocicleta sem capacete, quando dirige sem o cinto de segurança, ou então, falando ao celular, ou pior ainda, depois de ter ingerido bebida alcoólica. Isso, sem contar os que abusam do som exagerado, na orla, ou em qualquer outro ponto da cidade.

Que essa blitz não termine como uma ação isolada, mas, que as autoridades do município deem continuidade a esse trabalho.

Seria bom, também, que a Comtri e o Detran aparecessem mais frequentemente em locais estratégicos, onde o fluxo de veículos é maior, não apenas com o objetivo de punir, mas, de prevenir. E também é fundamental que os semáforos da cidade sejam recuperados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário