terça-feira, dezembro 17, 2013

SEMA vai fazer sobrevoo para ver atuação de dragas no Tapajós

Essa é a cor do Rio Tapajós, hoje, em frente a cidade de Itaituba.
O secretário José Colares e os que defendem a atuação
das dragas nesse rio garantiram que ele não sofreria maiores
danos com dezenas de dragas escavando seu leito. Se continuar
por muito tempo, um dia essa coloração barrenta vai chegar a
Santarém, colocando em risco suas belas praias e sua
próspera indústria do turismo. Quem viver verá.
Vai acontecer na manhã de hoje um sobrevoo na região onde existem dezenas de dragas explorando o leito do Rio Tapajós em busca de ouro.

O objetivo do voo programado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, SEMA, é verificar se o número de dragas está dentro do que foi combinado e se a proibição para que elas trabalhem nos afluentes do Tapajós está sedo cumprida. E parece que não está.

Informações chegadas daquela região dão conta de que existem diversas delas trabalhando no Rio Jamaxim e em outros afluentes, desrespeitando o Decreto 714/2013.

Ontem o secretário José Colares, titular da SEMA, que se encontra em Itaituba, deveria ter entregado algumas licenças para dragas, mas, segurou.

Embora ele não tenha afirmado isso, o que se fala é que ele não entregou porque os donos das dragas não estão cumprindo o que ficou acertado nas reuniões que aconteceram em Itaituba no primeiro semestre, quando eles se comprometeram, dentre outras coisas, a se abastecerem em Itaituba, tanto de combustível para seu trabalho, quanto de mantimentos.


Não se sabe se Colares vai entregar as licenças hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário