Com atuação em 12 estados, o que representa 106 municípios atendidos, o Instituto Ronald McDonald realizará em Santarém a capacitação de 514 profissionais da saúde por meio do “Programa de Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil”. A capacitação será viabilizada pela parceria entre Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESPA), Secretaria Municipal de Saúde de Santarém (SEMSA), Instituto Ronald McDonald e HRBA, através do Serviço de Oncologia Pediátrica
De acordo com uma das Coordenadoras do Programa, a Oncologista Pediátrica do HRBA, Dra. Alayde Vieira, este é um projeto pioneiro e único no Estado do Pará. “Nós vamos capacitar os profissionais da saúde, começando pela Rede Básica para identificar uma criança com suspeita de câncer e, ao mesmo tempo, vamos criar uma rede de informações que viabilizará um fluxo mais rápido para essa criança chegar ao nosso polo de atendimento, que é o Hospital Regional”, informou a Dra. Alayde.
A médica oncopediatra do HRBA também relatou que o Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil ajuda a diminuir o tempo de espera entre o diagnóstico e o inicio do tratamento. Atualmente o câncer infantil é a segunda maior causa da morte em crianças e adolescentes, só perdendo para os casos de morte violenta. Em Santarém, a capacitação será direcionada para profissionais da saúde. “Inicialmente iremos capacitar 514 profissionais que formam a Rede Básica (médicos, enfermeiros, técnicos e os agentes comunitários de saúde), e depois multiplicar para todo o centro regional, que inclui os municípios próximos de Santarém”.
ASCOM-HRBA
Nenhum comentário:
Postar um comentário