sexta-feira, maio 17, 2013

Presos fazem motim em presídio de Santarém

Detentos fizeram um motim, na manhã desta sexta-feira (17), ateando fogo em colchões do pavilhão 1, do Centro de Recuperação Agrícola Sílvio Hall de Moura (CRASHM), em Santarém. A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), confirmou, através de nota enviada à imprensa, o princípio do motim, que teria começado por volta das 9h30. Não houve reféns.

Segundo informações da direção da Unidade Prisional, cerca de 50 internos provisórios do bloco "A" iniciaram o motim quebrando as trancas das grades para terem acesso à área externa do bloco carcerário. O Grupo Tático Operacional da Polícia Militar (GTO) esteve no local e a situação foi controlada. Com a invasão de homens do GTO, os detentos utilizaram barras de ferros tiradas das grades das celas e jogaram contra os policiais. Balas de borracha tiveram que ser usadas pela polícia para dispersar os internos. 

Três detentos foram atingidos pelos disparos e receberam atendimento médico na própria Unidade Prisional. Todos passam bem e não houve fugas. Segundo os internos, o motim aconteceu por conta do andamento dos processos de presos provisórios. A Justiça já foi informada e está acompanhando o caso. 

O Corpo de Bombeiros também esteve no local para controlar a fumaça provocada pela queima dos colchões. Um helicóptero do Grupamento Aéreo (GRAER) também participou da operação e fez um sobrevoo sobre a Unidade Prisional para monitorar a movimentação dos internos.

(DOL, com informações da Susipe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário