terça-feira, março 26, 2013

Belo Monte ignora mão de obra do Pará

O comentário a seguir, foi publicado no blog do Jeso, mas, pelo fato de assemelhar-se muito ao que poderá acontecer com Itaituba em breve, quando forem iniciadas as obras da hidrelétrica de S. Luis do Tapajós, e ainda pelo fato da leitora ter dito que é isso mesmo que vai acontecer por aqui, achei mais do que oportuno publicá-lo, para chamar atenção de quem acha que vai ser tudo mil maravilhas, que haverá milhares de empregos para o pessoal daqui, etc...
------------------------------------------------------------------------------
Da leitora que se assina Nanda Fernandes

A imprensa nacional precisa saber que o Consórcio Belo Monte não está cumprindo uma das principais condicionantes da obra que é priorizar a MÃO DE OBRA LOCAL.

Infelizmente, o que nos altamirenses vemos hoje são hotéis da cidade entupidos de pessoas do Sul e Sudeste, profissionais de nível superior são quase todos de fora da região Norte. É a enfermeira esposa do engenheiro paulista, o administrador irmão ou primo do médico sulista da obra, e por aí vai.

Principalmente engenheiros, advogados, administradores, enfermeiros, psicólogos e outras graduações com alta remuneração, nem o pessoal de Belém o consórcio estão priorizando, uma vez que existe um escritório RH para seleção na capital paraense. E o povo com formação superior da região do Xingu a ver navios.

Exemplo, sou enfermeira. Com muito sacrifício, estudei em Santarém. Há muitos enfermeiros de fora aqui e nos da cidade só nas promessas ainda.

O pessoal, principalmente profissionais da saúde, vêm pra trabalhar na obra e não se garantem com a rotina de trabalho e se jogam para os hospitais da cidade tomando nossas vagas.


O mesmo certamente vai acontecer com as hidrelétricas do Tapajós, pois serão gerenciados por pessoas do Sul e Sudeste, por não acreditarem no potencial e formação profissional nortista, como exemplo histórico o Polo Industrial de Manaus, até hoje ainda administrado por pessoas do Sudeste, que ocupam os melhores cargos.

Até quando viveremos as margens do Brasil?

Um comentário:

  1. Anônimo11:38 AM

    JÁ É REAL AQUI EM ITAITUBA E AINDA NEM SE IMPLANTOU A HIDRELÉTRICA. A PRO´PRIA PREFEITURA JÁ VEM FAZENDO ISSO HA MUITO TEMPO. PARECE ATÉ QUE SOMOS INCOMPETENTES. É POR ISSO QUE MUITOS ITAITUBENSES SE FORMAM E NEM VÊM MAIS PRA CÁ. PORQUE SÓ TEM VEZ OS IMPORTADOS. MAS COMO A PRÓPRIA BÍBLIA DIZ: " A GENTE SÓ É PROFETA NA TERRA DOS OUTROS". EU SOU ITAITUBENSE QUE AMO ESSA TERRA, MAS NUNCA TINHA ME PASSADO NA CABEÇA DE EU IR EMBORA DAQUI; DE UNS PRA CÁ JA ME DEU VONTADADE DE IR EMBORA NÃO SEI PRA ONDE, TALVEZ ONDE ME VALORIZASSEM.

    ResponderExcluir