O vereador Raimundo Santos Pimentel (Dico – PSDB), vice-prefeito eleito de Itaituba, disse ao Jornal do Comércio, que vai atuar como uma liderança que aglutina dentro do governo da prefeita eleita Eliene Nunes, que começará no dia 1º de janeiro do ano que vem. Ele pretende ajudar a administração a conseguir verbas para o município através dos conhecimentos que tem nas esferas estadual e federal. Também vai lutar com muita determinação para que Itaituba consiga convencer o IBGE a fazer uma recontagem da população do município.
“Quem me conhece sabe como é o meu comportamento. Sou uma pessoa de índole conciliadora, sempre empenhado em resolver, não em criar problemas. Sou muito grato pelo fato de ter sido lembrado para compor a chapa da prefeita eleita na condição de vice, e não tenho dúvidas a respeito do nosso pleno entendimento ao longo do próximo governo.
Eu não quero ser um vice-prefeito figurativo, que apenas recebe seu salário no final do mês. Conheço bem os problemas deste município e estou preparado para trabalhar no sentido de ajudar a resolvê-los. De que forma isso vai acontecer eu ainda não sei. Vou sentar com a prefeita eleita para que a gente discuta a melhor maneira para que eu possa colaborar com o trabalho dela. Se vai ser apenas como vice-prefeito, ou se vai ser em alguma função específica a gente vai conversar. O certo é que eu estou tendo uma oportunidade e quero aproveitá-la para prestar o melhor serviço que estiver ao meu alcance em favor de Itaituba”, afirmou o vice-prefeito eleito.
Dico enfatizou que quer colocar-se à disposição de Eliene para acionar seus contatos em nível de Belém e Brasília para ajudar na celebração convênios e para conseguir recursos diretos. Disse que, se todos os que fizerem parte do governo tiverem o mesmo pensamento, de colaborar em tudo que puderem, o governo será conduzido com muito mais tranqüilidade pela prefeita.
Estado do Tapajós – Quando exerceu o mandato de presidente da Câmara, entre 2006 e 2008, o vice-prefeito eleito contribuiu muito para o bom andamento do Movimento Pela Criação do Estado do Tapajós, núcleo de Itaituba. Manteve um escritório totalmente montado para utilização do movimento. Como vice-prefeito, ele garantiu que vai continuar empenhado em favor dessa causa, pois acredita que fazer esse projeto tornar-se realidade será abrir uma porta para um grande desenvolvimento em toda a região oeste do Pará.
Recontagem – Não é de hoje que o vereador Dico vem insistindo para que o IBGE promova uma recontagem da população de Itaituba, pois tem convicção de que o censo 2010 não foi bem feito neste município, havendo muitos lugares, até mesmo na zona urbana, onde os recenseadores não passaram. Isso piora muito quando se trata do interior e, principalmente, com referência à zona de garimpos.
“No primeiro requerimento que eu fiz, o qual foi enviado para o IBGE, a gente pediu que fosse feita a recontagem alegando uma série de fatores. Infelizmente, a resposta que veio não foi satisfatória. O órgão mandou informar que já está marcada uma recontagem para o ano de 2015. Ora, 2015 está muito longe. Até lá, quanto dinheiro Itaituba não terá perdido por ter uma população oficial muito menor do que aquela que eu tenho convencimento de que é a verdadeira. Eu desejo que isso aconteça muito antes. A queda de receita é muito grande. Por isso, não pretendo parar com esse intuito”, afirmou o vereador.
Dico assegurou que tem conhecimento com informações confiáveis sobre lugares por onde os recenseadores não passaram. Disse que pretende tratar deste assunto com Eliene Nunes, certo de que ela tem consciência da importância dessa tentativa. Seu plano é fazer uma mobilização, acionando presidentes de comunidades, sobretudo na área garimpeira, para que se faça a contagem real da população a fim de que essas informações sejam passadas para o IBGE. Isso terá custos, ele sabe, os quais deverão ser bancados pelo erário municipal. O importante é provar para o órgão a falha cometida, a fim de que se corrija essa distorção que prejudica a arrecadação do município, inibindo os investimentos da administração municipal na melhoria da qualidade de vida da população itaitubense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário