quarta-feira, setembro 26, 2012

Informe JC



Trânsito I
Louvável a iniciativa da palestra sobre trânsito feita pelo professor Clauriberto Levy, sexta-feira passada, com apoio da TV Tapajoara, num momento em que se sente falta da presença do poder público, do Estado através do Detran, e do município por meio da Comtri. O Detran só vai para as ruas para fazer blitz com o objetivo de arrecadar, enquanto a Comtri passa a maior parte do tempo fora de ação porque, ou está em greve, ou falta material para trabalhar.

Trânsito II
Por causa dessa ausência, o trânsito em Itaituba virou terra de ninguém, onde lei nenhuma é respeitada. Motociclista com capacete, principalmente nos finais de semana, virou artigo de luxo. E por estes dias, perto da eleição, ninguém quer fiscalizar ninguém com medo de perder votos, seja do lado da Prefeitura, seja do lado do governo do Estado, pois os dois estão representados neste pleito. A consequência disso é que as pessoas que fazem as coisas certas precisam redobrar os cuidados no trânsito, se quiserem chegar vivas em casa.

Conto de fadas
Quanto mais perto fica o dia da eleição, mais mirabolantes vão ficando as promessas dos candidatos. Tem horas que parece que a gente nem está em Itaituba. Eles, os candidatos e seus marqueteiros, parecem dissociados da realidade, ou então imaginam que os eleitores acreditam em tanta facilidade para o futuro.

Pisando em ovos
Ao responder a pergunta do jornalista Jota Parente, no debate da Band, a respeito dos danos ambientais causados por dragas e PCs na região aurífera do Tapajós, na exploração ilegal de ouro, o candidato a prefeito Deuzin não respondeu a coisa nenhuma. Disse que aquela não era a praia dele. A candidata Eliene Nunes, que foi sorteada para comentar a resposta, respondeu pisando em ovos, visivelmente preocupada em não se indispor, nem com donos de dragas, nem com donos de PCs. O candidato Valmir Climaco não foi chamado a se manifestar nessa hora.

Qual é sua praia?
O ouro continua sendo responsável por grande parte da economia de Itaituba. Logo, soa muito mal para quem já vive há mais de duas décadas no município confessar que não sabe nada sobre esse assunto. Deuzin pecou feio e essa foi uma das partes do debate mais comentada. Já de Eliene Nunes esperava-se uma resposta mais convincente. Ao contrário, ela foi reticente, evitando entrar em detalhes. Ficou devendo.

Zé Alexandre
O ex-vereador José Alexandre Primo morreu domingo, 23/09, em Manaus, vitimado por um câncer. Ele estava na capital do Amazonas há mais de seis meses, em tratamento, ao qual não resistiu. Seu corpo foi velado na Câmara Municipal de Itaituba, tendo sido sepultado no cemitério Santo Antônio, terça-feira, 25/09. Zé Alexandre, como era conhecido pelos amigos e familiares foi presidente da Câmara, tendo ocupado o cargo de prefeito, interinamente, no tempo em que Raimundo Altamiro da Silva era o gestor municipal.

Entrevista inédita
 O Jornal do Comércio gravou uma entrevista com Zé Alexandre, com quarenta minutos de duração. Esse material inédito vai ser publicado, ou na edição 147 a qual será uma edição especial das eleições, que circulará no dia 8 de outubro, ou mais ou menos duas semanas depois, na edição 148. A editoria do JC está estudando o melhor momento para deixar registrada a história desse homem publico que dedicou muitos anos de sua vida a Itaituba.

Ficha Limpa
Aprovado, semana passada, pela maioria do plenário da Câmara de Itaituba, o Projeto de Lei da Ficha Limpa Municipal, de autoria do vereador César Aguiar (PR). Abstiveram-se de votar os vereadores Peninha e Marcos da Ideal. Esse projeto segue os padrões de outros que viraram lei em nível federal, estadual e em diversos municípios. Resta saber se o prefeito Valmir Climaco vai sancionar, ou vetar o referido Projeto de Lei. Se vetar, caminhará na contramão do restante do País.

Loas ao JC
Na sessão da Câmara do dia 4 passado, o vereador César Aguiar (PR) registrou o aniversário de sete anos do Jornal do Comércio, enaltecendo a importância deste periódico para o município, como veículo de comunicação que registra em suas páginas os principais acontecimentos locais e regionais. O vereador também destacou a matéria principal da edição 145, edição alusiva ao aniversário. Trata-se da nota de Itaituba no Ideb, que continua patinando em níveis muito baixos. Sem transformar sua fala em mote de campanha, ele disse que esse e um problema de toda a sociedade e que é preciso ataca-lo de frente e de forma organizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário