sexta-feira, julho 06, 2012

Revolta munduruku termina após reunião com secretário de segurança

              Terminou com êxito no final da tarde de hoje a reunião do secretário de Segurança Pública do Estado, Luis Fernandes, com os guerreiros mundurukus. O secretário só chegou a Jacareacanga pela parte da tarde.
            A comitiva do representante do governo do Estado percorreu um corredor formado por mais de 300 guerreiros, até o coreto da principal praça da cidade. Crianças portavam cartazes pedindo justiça pela morte do indígena Lelo Akay e segurança efetiva para o município de Jacareacanga.
            Quinze reivindicações foram relacionadas numa carta aberta ao secretário, dentre elas, celeridade no processo de julgamento dos acusados pelo assassinato de Lelo Akay, e que o mesmo seja feito no município onde o crime aconteceu, Jacareacanga. Outra reivindicação foi a construção de uma delegacia de polícia e a efetivação da Polícia Civil no município.
            Luis Fernandes anunciou por ocasião da reunião, que dentro de quinze dias será iniciada a construção de uma unidade integrada de polícia, que servirá, tanto para a PM, quanto para a Polícia Civil. O secretário também anunciou que vai ficar naquele município, um efetivo da Polícia Civil, o qual será comandado pelo delegado Benassuly. Inicialmente o efetivo deverá ficar instalado em uma escola daquela cidade. O secretário de Segurança Pública garantiu aos presentes, que o governador Simão Jatene vai receber uma comissão de lideranças mundurukus nos próximos dias.
            Terminada a reunião, a comitiva do secretário pegou o avião na qual tinha viajado de Itaituba para Jacareacanga, com mais dois passageiros. Eram eles, o delegado Edinaldo Sousa, superintendente regional de Polícia Civil da região sudoeste e o procurador da Funai, Sóstenes. O destino do vôo foi novamente Itaituba.
            Essa informação foi veiculada no telejornal Focalizando Segunda Edição, da TV Tapajoara, com reportagem de Nonato Silva, de Jacareacanga.

Foto: Nonato Silva, retirada do blog Faro Fino, de Ivânio Alencar

Nenhum comentário:

Postar um comentário