segunda-feira, julho 23, 2012

O efeito plebiscito

Com a experiência vivida por tantos anos acompanhando campanhas políticas, aprendi que o eleitor, de um modo geral, é muito sábio. Bobos são aqueles que se metem a candidatos, achando que vão enganar quem vota.

Para o eleitor, uma coisa é uma coisa, enquanto outra coisa é outra coisa.

Afirmo isso observando algumas notícias, e principalmente os números da primeira pesquisa de intenção de votos para prefeito de Belém.

O eleitor da capital não quer nem saber se o deputado federal Zenaldo Coutinho foi o grande general do NÃO na luta pela criação dos pretensos estados do Tapajós e do Carajás. Tanto que está lá em baixo. Seus números são insignificantes, o que mostra a maturidade do eleitor de lá, que até pode admirá-lo por seu desempenho como deputado federal, ou por ter liderado a campanha do NÃO, mas, não o vê como um provável bom prefeito.

Em Santarém o PT tenta pregar em Alexandre Von a pecha de não ter se empenhado muito pelo SIM, o que absolutamente não condiz com a verdade. Da campanha de lá não há números. Vou esperar a divulgação da primeira pesquisa para fazer algum tipo de juízo.

Aqui em Itaituba há candidatos a vereador que pretendem fazer de seu empenho em favor do SIM seu carro chefe, como o é o caso do colega de imprensa e amigo particular Metal.

Não está errado, mas, é preciso bem mais do que apenas isso para convencer o eleitor a embarcar numa campanha.

O eleitor sabe muito bem o que representa uma eleição municipal. Ele espera que os candidatos a prefeito tenham propostas razoáveis para resolver os problemas do município. Quanto aos candidatos a vereador, também esperam que esses digam coisa com coisa, sempre levando em consideração a realidade presente do município. O eleitor vive o presente, de olho no futuro. Passado só conta um pouco, de um ou outro candidato que já tenha algum tipo de trabalho prestado para sua comunidade.

Se alguém que está nesse jogo, espera se eleger, ou fazer com que um adversário seu não se eleja, tendo como principal bandeira o plebiscito do ano passado, pode cuidar de enrolar a bandeira, pois isso não vai funcionar.

Depois da eleição eu pretendo fazer um balanço disso.

6 comentários:

  1. Anônimo9:47 AM

    Coberto de razao, o amigo Jota Parente. Pesquisa nao registrada, indica este caminho.

    Vilson Schuber

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:10 PM

    Em Belém,os eleitores estão demonstrando amadurecimento,separando o joio do trigo,ou seja,o candidato politiqueiro que usou a Campanha pelo NÃO como trampolim,não captou o sentimento de revolta que ascendeu e acendeu em cada Belenense ao ver sua realidade exposta,durante os embates,cheia de mazelas e irresponsabilidades,tão sofridas quanto a nossa.O sentimento que campeia por aqui,na terra do SIM, é o mesmo de lá.Penso que o resultado terá grande influência na decisão dos eleitores,não porque este ou aquele foi lutador,apoiador ou favorável,mas porque o nascimento de uma cidadania,mesmo que inconsciente,brotou no peito de cada um de nós.A persepção de que somos "gente",que temos direitos a ser respeitados,de que "damos" o PODER,mas queremos o DEVER para conosco está muito vivo.A indignação é grande e podemos observar nas tendências das pesquisas já feitas.Mesmo que a mídia consiga mudar ,o sentimento de CHEGA!veio para ficar,e devemos isso ao Plebiscito.Wagner Arouca

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo jota somente agora li essa sua postagem onde fui citado, me permita ponderar sobre o fato de que essa eleição será um divisor de aguas na nossa politica local uma vez que o Plebiscito dexou um saldo positivo para todos nós, politicamente falando, pois nosso povo ficou mais politizado e isto é bom, agora veremos quem realmente foi um verdaeiro guerreiro emancipacionista q lutou bravamente pelo nosso estado do Tapajós ou foi apenas um fingido que se fez passar por alguem que realmente luta pelos interres do nosso povo, uma vez que a luta pela criação do Estado do Tapajós continua com o P.L.I.P. Projeto de Lei de Iniciativa Popular e lutar por esta causa é dever de quem realmente tem comprmisso com Itaituba e com o povo, eu faço dessa causa minha bandeira pois entendo que esse é o sonho e desejo de nossa gente que votou maçissamente afavor do SIM, agora é claro, todos tem direito de fazer suas próprias avaliação com relação a esse fato, porém vale ressaltar que os Grandes Lideres da historia politica mundial surgiram de movimentos sociais, como Martin Luther King, Nelson Mandela, Gandi e outros, pois defenderam seus ideais e lutaram em prol de seus povos levando sempre a bandeira do movimento que defendiam, porque aqui em Itaituba seria diferente? eu levarei a bandeira do Tapajós por onde for em minha campanha ela terá um destaque especial, pois me tornei um emancipacionista convicto e acredito que esse será um grande diferencial nessa eleição, que irá mostrar quem tem compromisso com Itaituba e com os interresse do povo e quem serve ao governo Jatene que foi nosso carrasco no plebiscito e hoje uma pessoa que politicamente perdeu toda credibilidade na região oeste e sul do estado. os Itatubenses saberão escolher aqueles que realmente querem lutar pelo bem de nossa cidade e os que foram omissos com a causa do Tapajós, portanto comanheiro esse "passado" é bem presente e saberemos disso após o resultados dessa eleição a mais equilibrada e disputada de todos os tempos.



    Metal candidato a vereador - 27.777

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo jota somente agora li essa sua postagem onde fui citado, me permita ponderar sobre o fato de que essa eleição será um divisor de aguas na nossa politica local uma vez que o Plebiscito dexou um saldo positivo para todos nós, politicamente falando, pois nosso povo ficou mais politizado e isto é bom, agora veremos quem realmente foi um verdaeiro guerreiro emancipacionista q lutou bravamente pelo nosso estado do Tapajós ou foi apenas um fingido que se fez passar por alguem que realmente luta pelos interres do nosso povo, uma vez que a luta pela criação do Estado do Tapajós continua com o P.L.I.P. Projeto de Lei de Iniciativa Popular e lutar por esta causa é dever de quem realmente tem comprmisso com Itaituba e com o povo, eu faço dessa causa minha bandeira pois entendo que esse é o sonho e desejo de nossa gente que votou maçissamente afavor do SIM, agora é claro, todos tem direito de fazer suas próprias avaliação com relação a esse fato, porém vale ressaltar que os Grandes Lideres da historia politica mundial surgiram de movimentos sociais, como Martin Luther King, Nelson Mandela, Gandi e outros, pois defenderam seus ideais e lutaram em prol de seus povos levando sempre a bandeira do movimento que defendiam, porque aqui em Itaituba seria diferente? eu levarei a bandeira do Tapajós por onde for em minha campanha ela terá um destaque especial, pois me tornei um emancipacionista convicto e acredito que esse será um grande diferencial nessa eleição, que irá mostrar quem tem compromisso com Itaituba e com os interresse do povo e quem serve ao governo Jatene que foi nosso carrasco no plebiscito e hoje uma pessoa que politicamente perdeu toda credibilidade na região oeste e sul do estado. os Itatubenses saberão escolher aqueles que realmente querem lutar pelo bem de nossa cidade e os que foram omissos com a causa do Tapajós, portanto comanheiro esse "passado" é bem presente e saberemos disso após o resultados dessa eleição a mais equilibrada e disputada de todos os tempos.



    Metal candidato a vereador - 27.777

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo jota somente agora li essa sua postagem onde fui citado, me permita ponderar sobre o fato de que essa eleição será um divisor de aguas na nossa politica local uma vez que o Plebiscito dexou um saldo positivo para todos nós, politicamente falando, pois nosso povo ficou mais politizado e isto é bom, agora veremos quem realmente foi um verdaeiro guerreiro emancipacionista q lutou bravamente pelo nosso estado do Tapajós ou foi apenas um fingido que se fez passar por alguem que realmente luta pelos interres do nosso povo, uma vez que a luta pela criação do Estado do Tapajós continua com o P.L.I.P. Projeto de Lei de Iniciativa Popular e lutar por esta causa é dever de quem realmente tem comprmisso com Itaituba e com o povo, eu faço dessa causa minha bandeira pois entendo que esse é o sonho e desejo de nossa gente que votou maçissamente afavor do SIM, agora é claro, todos tem direito de fazer suas próprias avaliação com relação a esse fato, porém vale ressaltar que os Grandes Lideres da historia politica mundial surgiram de movimentos sociais, como Martin Luther King, Nelson Mandela, Gandi e outros, pois defenderam seus ideais e lutaram em prol de seus povos levando sempre a bandeira do movimento que defendiam, porque aqui em Itaituba seria diferente? eu levarei a bandeira do Tapajós por onde for em minha campanha ela terá um destaque especial, pois me tornei um emancipacionista convicto e acredito que esse será um grande diferencial nessa eleição, que irá mostrar quem tem compromisso com Itaituba e com os interresse do povo e quem serve ao governo Jatene que foi nosso carrasco no plebiscito e hoje uma pessoa que politicamente perdeu toda credibilidade na região oeste e sul do estado. os Itatubenses saberão escolher aqueles que realmente querem lutar pelo bem de nossa cidade e os que foram omissos com a causa do Tapajós, portanto comanheiro esse "passado" é bem presente e saberemos disso após o resultados dessa eleição a mais equilibrada e disputada de todos os tempos.



    Metal candidato a vereador - 27.777

    ResponderExcluir
  6. Amigo, gostaria de saber porque vc não publicou meu comentário? saiba que varias pessoas me cobraram isso.


    Metal

    ResponderExcluir