quarta-feira, junho 27, 2012

Cadê os Jogos Abertos?

Uma das poucas tradições que Itaituba tinha, os Jogos Abertos foi morrendo pouco a pouco. Praticamente não se fala mais no assunto. Nem a imprensa local, que deveria estar cobrando, se manifesta.

A responsabilidade, faz muito tempo, é da Prefeitura Municipal, que não toca no assunto.

Jogos Abertos de Itaituba já foi um evento que mexia com os esportistas de toda esta região. Vinham muitos atletas para integrar as equipes, principalmente de Santarém.

Em 1995, quando Djalma Freire estava na condição de prefeito, com o titular Wirland Freire em São Paulo em tratamento de saúde, somente a premiação para os vencedores, juntando trofeus e medalhas teve um investimento da Prefeitura de mais de U$ 13 mil (treze mil dólares).

Bons tempos aqueles, de Chapeu do Povo superlotado, de competições de alto nível. Hoje, que temos um bom ginásio, não se fala mais nos JAI.

Com a palavra a Diretoria de Cultura do município, a quem está ligado o assunto. Mas, também deve-se cobrar de quem está no topo do poder. Nesse caso, com a palavra o prefeito Valmir Climaco, que pode muito bem mandar ressucitar os Jogos Abertos. Isso mesmo, ressucitar, porque nos últimos anos, incluindo os anos do governo de Roselito Soares, quando houve, o que se teve foi um arremedo do grande evento de anos passados.

Se é para fazer, que se faça direito.

5 comentários:

  1. Defunto11:14 AM

    E os festivais juninos ??? TAMBEM NAO TOCAM NO ASSUNTO.... ESSE GOVERNO MATOU NOSSA CULTURA !!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3:02 PM

    Os governos que passaram por Itaituba nos últimos anos, não tem ligado para isso, e não é de agora, porque se você pensar quem realizava os eventos culturais e esportivos em Itaituba, eram as empresas privadas em especial as empresas de comunicação do município, como TV Tapajoara, Itaituba, Eldorado, Cidade Dourada e Radio Itaituba, então como este ano nem essas empresas quiseram realizar esses eventos, acabou que ninguém quis assumir a responsabilidade sobre isso, e isso também é culpa das próprias agremiações que nunca se uniram em prol desses festivais, principalmente as quadrilhas que quando se encontravam nos festivais acabavam sempre terminando em confusões, porque não admitiam a derrota no final dos festivais, ai fez com que as pessoas que organizavam esses eventos ficassem cada vez mais preocupado com a segurança na realização dos mesmos. Outro detalhe, em Itaituba já existe a Associação dos Grupos Folclóricos de Itaituba a ASGRUFOCITA, que hoje funciona meramente para receber recursos de convênios, que em nada tem a ver com cultura.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3:14 PM

    Certa vez eu falei para uma pessoa que falou que os jogos abertos de Itaituba, estava acabando porque não tínhamos uma praça de esporte adequada para este tipo de evento, isso quando o jogos ainda eram realizados no chapéu do povo, e eu respondi que isso era desculpas que algumas pessoas usavam para o fracasso desse evento, pois hoje nós temos um dos ginásio de esportes mais bonitos do estado e jogos estavam cada vez pior e este ano pelo que vemos, nem será realizado, o problema que em Itaituba existe uma misturas grande de pessoas de outros estados que nada sabem sobre a nossa cultura, e nós que moramos aqui não fazemos nada para divulgá-la, ai fica complicado como as pessoas podem gostar de uma coisa que eles não conhecem. Outra coisa as escolas do município não incentivam a pratica de outros esporte, como basquete, handebol, vôlei, atletismo, etc... ficam apenas no futsal e futebol de campo, ai fica difícil conseguir fazer um jogos abertos sendo que as próprias escolas não incentivam a prática de outros esportes, um exemplo claro disso é a copa ouro que atrai milhares de pessoas durante a sua realização, o que acabou substituindo um pouco os jogos abertos.

    ResponderExcluir
  4. M A Cunha4:04 PM

    O que falta mesmo é um Departamento de Esportes. Com uma pessoa do ramo, pra justamente organizar esse tipo de evento. Ter uma equipe competente pra auxiliar. O Cidadão tem que participar, não só no Futebol, mas que se possam dar oportunidades a outras modalidades como: Volei, Handebol, Basquete, Atletismo, Ginastica...Futebol não é tudo. Tem gente que pode ter muitas qualidades em outros esportes. Dinheiro tem, falta apenas boa vontade do atual administrador, que por sinal má vontade é o que ele mais tem. Agora só quer saber de política e fofocas. Mas fica a idéia...Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Marino Tessari12:12 AM

    Jota Parente Boa Noite

    Parabéns por sempre lembrar sobre JOGOS ABERTOS DE ITAITUBA, que acordo com a Lei Organica devem ser realizados anualmente. A primeino Rio de Janeirora edição foi em janeiro de 1977, quando os acadêmicos de Educação Física da UDESC/Projeto Rondon organizaram a competição. Esperamos que a Prefeitura não esta idéia morrer, especialmente por estarmos inciando o ciclo Olimpico que vai até as OLIMPIADAS no Rio de Janeiro em 2016.
    Prof. Marino Tessari Ex-Diretor do Campus Avançado de Itaituba.
    marino@udesc.br

    ResponderExcluir