segunda-feira, março 21, 2011

Fissuras na estrutura do ginásio ameaçaram a Copa Ouro

A direção da TV Tapajoara viveu momentos que grande apreensão nos dois dias que antederam ao início da Copa Ouro 2011.

Sexta-feira, o secretário de infra-estrutura, arquiteto Mário de Miranda foi chamado às pressas ao ginásio poliesportivo, depois que funcionários da Prefeitura que trabalhavam no local, ficaram muito assustado ao ouvirem alguns estalos altos.

Foi constatado que a estrutura de concreto acabara de apresentar algumas fissuras, o que significa que, mesmo que não tenha sido muito, o concreto cedeu.

O ginásio foi interditado pelo secretário e  o início da Copa Ouro, a partir daquele momento ficou ameaçado.

Foi um corre-corre muito grande, que envolveu diretamente o prefeito Valmir Climaco, que mandou um avião a Santarém buscar uma engenheira especialista em cálculos de estruturas de concreto.

Ela fez todas as observações possíveis, constatando que os cálculos estavam corretos e que o problema era outro, cuja causa só poderá ser detectada com novos testes, incluindo teste de carga na estrutura.

Depois disso a parte do ginásio onde ocorreu o problema foi escorada com peças de madeira, por ordem do prefeito Valmir Climaco para evitar qualquer surpresa desagradável.

Segundo declarou ao microfone o diretor Ivan Araújo, da TV Tapajoara, durante a solenidade de abertura, não fosse pelo empenho pessoal do prefeito, o começo da copa teria sido adiado e quem sabe até a própria competição.

6 comentários:

  1. Caro Parente,
    Gostaria de esclarecer, que o escoramento da estrutura seguiu rigorosamente as recomendações da engenheira calculista, que assegurou desta forma a segurança requerida para realização do evento. Se constatado após a realização dos testes de carga que a estrutura está sofrendo avarias ocasionadas por flexão, o ginásio terá obrigatoriamente que passar por uma perícia minuciosa, para apuração das ocorrências junto aos responsáveis pela obra, que tem apenas um ano de inaugurada.

    Atenciosamente,

    Mário de Miranda

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3:04 PM

    Na verdade todos os dias se houve ruidos e estrondos com relação a estrutura do ginásio. Acontece que os servidores tem receio em falar,e com isso ficam correndo risco de morte, não só eles como também todos aqueles que adentram o ginásio municipal.
    Socorro! Alguém tem que fazer alguma coisa!

    Erasmo da Silva Magalhães

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9:55 PM

    Não queriam colocar o nome do ginásio de LITÃO? Agora, é bom aproveitar e colocar o nome de RACHÃO!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9:23 AM

    Parente gostaria de ter amis noticias a respeito do assunto,pois sou mãe e costumo levar meu filho de 10 anos ao ginásio nos primeiros jogos(quando ainda da p respirar lá dentro,rsrsrsrs) e fiquei preocupada.Por favor,queria mais esclarecimentos.Agora estou com grande receio de ir aos jogos.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo4:42 PM

    Afinal, me digam por favor, quem foi o engenheiro responsável pela construção do ginásio?
    Por tudo que todos têm total conhecimento, isso que ora vem ocorrendo é apenas a infeliz constatação de uma tragédia anunciada.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo6:05 PM

    Qualquer estrutura de concreto de grande porte como esta, está sujeita a fissuras. A própria norma de concreto armado estabelece limites para fissuras. E também ouvir ruídos em construções não é nenhuma novidade.
    Os políticos deveriam focar mais nos problemas de saúde pública existentes na cidade do que nos barulhos do ginásio. Claro que é importante verificar, mas não há necessidade alguma de fazer sensacionalismo.

    ResponderExcluir