quinta-feira, outubro 28, 2010

Censo: terminou a coleta de dados em Itaituba

Está concluída a coleta de dados para o censo demográfico 2010 no município de Itaituba.

Dos pouco mais de 127 mil habitantes estimados em 2009, a contagem só chegou ao percentual de 74% em relação a esse número, o que equivale a dizer que não havia toda aquela gente vivendo em Itaituba.

A população contada até este momento ultrapassa em pouco à casa dos 95 mil habitantes.

A partir de hoje, até quinta-feira da semana que vem, parando no feriado prolongado, os recenseadores estarão retornando às casas que estavam fechadas quando eles passaram por lá.

São mais de três mil casas. Pode ser que aumente um pouco, mas, que não se tenha a ilusão de que haverá um salto no total de pessoas que vivem em Itaituba. Se ficar acima de 95 mil habitantes, provavelmente, não será grande coisa.

Não há mais nenhuma duvida quanto à queda da população do município, o que trará resultados muito ruins para todos, a começar pela Prefeitura, que deverá sofrer queda no FPM. Como em muitos casos, haverá efeito cascata por causa da redução de alguns repasses que dependem da quantidade de habitantes, a Câmara Municipal também sofrerá impacto.

Na próxima edição do Jornal do Comércio, que circulará no final da tarde da próxima segunda-feira, serão informados detalhes a respeito deste assunto, abordando a matéria a razão do porquê dessa queda do número de habitantes.

3 comentários:

  1. Anônimo11:13 AM

    Parente. A pergunta é muito simples. Todos os domicilios que foram recenseados em 2007 foram visitaados em 2010? É com quse certeza que não. Em 2007 trabalhei como Recenseador e digo com firmeza que visitamos muitas áreas de garimpo, (Penedo, Rato, Teodorico, áreas indigenas etc..) mas acredito que este ano essas pessoas não foram contados, pois no Jardim do Ouro, que é bem localizado em relação aos demais garimpos, há gente que não foi contado. Infelizmente agora é tarde, os vereadores deveriam acompanhar de perto a pesquisa; fala-se em falta de apoio financeiro, logístico e afins, mas agora só resta chorar o leite derrado. Caso o amigo queira, procure Coordenador Wellington no posto do IBGE ITB e peça que lhe mostre algumas regiões de Garimpo que foram feitas as pesquisas, certamente, só as de facil acesso.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:18 AM

    Em 2007, os recenseadores só iam à Campo em região de garimpo após passar na SEMMA COM O SAUDOSO ELias Leão, com mapa atualizado daquele garimpo e ia com IVO Preto no Amot colher infoprmações daquela região, de como chegar até lá, mas esse ano, não teve nada disso. O IBGE pediu apoio, não deram importancia, e fizeram o CEnso do jeito que deu, aos trancos e barrancos, com muitas negativas de recenseadores de ir à garimpo por falta de recursos. Mas ora, se Maomé não vai a montanha, montanha vai à Maomé... Mesmo com a pouca importancia que se deu ao Censo 2010, mesmo assim o IBGE deveria ir atrás dos órgãos de apoio, caso SEMA e AMOT entre outros, afinal o interesse da contagem é do Municipio, porém o sucesso dos serviços é do IBGE; A culpa desse desastre é de Todos. Certamente Itaitruba tem mais de 120 mil habitantes, como foi contado pouco mais de 117 mil em 2007. O povo vai pagar essa conta por motivo de desleixo de suas autoridades.
    C. Roberto - Recenseador em 2007.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8:34 PM

    Comentario contundente. Seria bom Postar esses comentarios para abrirmos uma boa discursão.
    Raonny Brito

    ResponderExcluir