quarta-feira, setembro 29, 2010

CBEMI reuniu com vereadores de Itaituba na manhã de hoje

Representantes da empresa CBEMI estiveram reunidos com vereadores de Itaituba, na Câmara Municipal, hoje manhã. Eles foram explanar detalhes das obras das duas pequenas hidrelétricas (PCHs), que deverão ser construídas no Rio Itapacurá.



Frederico Reichmann Neto, que é consultor, esteve acompanhado de Nelson Xavier, da Intercop.


Eles disseram a PCH maior terá capacidade de geração de 22 mil KW, podendo atender à demanda de uma cidade com até 70 mil habitantes, enquanto a outra, de 17 mil KW, poderá suprir as necessidades de energia de cidade com até 50 mil habitantes.


A PCH de 22 mil KW custará 110 milhões de reais, enquanto a menor está orçada em 80 milhões.


A previsão da empresa é iniciar as obras em 2012 e terminar em 2013, mas o mais provável é que demore ao menos dois anos para a conclusão dos trabalhos.


Já faz um bom tempo que a empresa bem conversando com colonos que têm lotes próximo da área, cujas terras, pelo menos parte delas, serão inundadas.


Num primeiro momento, ainda ano passado, a conversa não evoluiu, porque o valor oferecido pela empresa, por hectare a ser inundada não agradou aos proprietários.


A CBEMI informou que assim que o projeto estiver pronto, deverá ser feita uma audiência pública para discutir a implantação dos dois projetos.


É bom lembrar, que ainda terá que haver uma exaustiva discussão com os órgãos ambientais e a comunidade, a respeito do impacto ambiental das obras.


2 comentários:

  1. Anônimo2:18 PM

    JOTA... LEIO O TEU BLOG HÁ ALGUM TEMPON E ADORO O QUE VOCÊ ESCREVE... MAIS UTIMAMENTE VOCÊ SÓ TEM ESCRITO COISAS EM RELAÇÃO A POLITICA!!! COMO FICA O RESTO DE ITAITUBA?? ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4:08 PM

    ela esta atrazando os pagamentos dos fucionarios, sera que vai da conta?

    ResponderExcluir