quarta-feira, julho 14, 2010

Informe JC, 106ª edição do Jornal do Comércio

Quem chega
Todos os candidatos acreditam ter chances de se eleger e, excetuando alguns oportunistas, que só procuram tirar proveito próprio da eleição, a maioria realmente leva isso a sério.

As chances
Mas, é preciso ser realista a respeito das chances de cada um dos candidatos de Itaituba, que tem cinco candidatos a deputado estadual e um a deputado federal. De acordo com observadores políticos, os dois candidatos locais que reúnem as maiores chances que conseguir uma vaga na Assembléia Legislativa são o Dr. Edir Pires, candidato pelo PMDB e o vereador Hilton Aguiar, candidato do PSC, integrante da coligação Por Um Pará Mais Unido.

Dr. Edir I
Por enquanto ele está tentando resolver seu problema no Tribunal Regional Eleitoral, já tendo sido apresentada a defesa por seu advogado, José Antunes. O PSB pediu a perda de seu mandato. Todavia, a expectativa é de que ele continue candidato. Se for assim, vai ter que trabalhar muito duro para ser um dos mais bem votados do seu partido para não depender de ninguém.

Dr. Edir II
A missão do Dr. Edir não será nada fácil, pois o PMDB tem seis deputados estaduais, dos quais cinco pleiteiam a reeleição. Antônio Rocha (Santarém), Josefina Carmo (Monte Alegre), Parsifal Pontes (Tucuruí), Martinho Carmona (Belém) e Simone Morgado (Belém) são fortes candidatos a uma das vagas. O outro é o deputado Domingos Juvenil, fora desse páreo, por ser candidato ao governo do Estado. O partido tem ainda outros candidatos fortes, em condições de chegar. Como se vê, a caminhada do Dr. Edir não será fácil.

Hilton
O PSC, partido do vereador Hilton Aguiar, tem um deputado, Alessandro Novelino. Na eleição passada o Dr. Edir contribuiu substancialmente para aumentar a votação desse partido, ao qual era filiado. Seus votos só serviram para ajudar o partido a alcançar o quociente eleitoral. Entretanto, Hilton está muito otimista com a coligação feita para a eleição proporcional, que tem o PSC, o PTC, o PT do B e o PTN. Ele acha que há chance da coligação fazer dois deputados, acreditando ter cacife para ao menos ser esse segundo nome.

Votos há!
Nos 26 municípios do Oeste do Pará (incluindo aí Mojuí dos Campos), o colégio eleitoral é de 704.783 votos. O que não falta é voto. Os candidatos que tiverem recursos, tempo e poder de convencimento terão condições de chegar.

Itaituba
Em relação a setembro de 2009, cresceu pouco o eleitorado de Itaituba. Pouco mais um mil eleitores. O número passou de 63.712, para 64.815. São votos suficientes para eleger um deputado estadual, caso não houvesse tanta pulverização da votação.

Outros municípios
Fixando-se apenas nos municípios mais próximos, onde todos os candidatos deverão andar, destaca-se Santarém, com 183.504 eleitores, seguindo-se Mojuí dos Campos, que aparece no TSE como município, não como parte de Santarém, com 14.681 eleitores, Alenquer, 29.712, Belterra, 12.761, Aveiro, 9.396, Rurópolis, 15.214, Placas, 10.063, Uruará, 24.954, Medicilândia, 15.591, Altamira, 20.491, Jacareacanga, 7.364, Novo Progresso, 16.944 e Trairão, 8.508 eleitores. Somente esses municípios somam 369.183 votos. É só correr atrás.

Aguardando
Até ontem, terça-feira, quando foi fechada esta edição, a 106ª do Jornal do Comércio, nenhuma candidatura a deputado estadual havia sido julgada pelo Tribunal Regional Eleitoral. No site do TRE constava que as 587 candidaturas estavam aguardando julgamento.

Defesa
O advogado José Antunes deu entrada na defesa do Dr. Edir Pires, que foi citado sexta-feira passada pelo TRE, em função do recurso do PSB, que pede a perda de mandato de vice-prefeito do médico, por ter ele trocado o partido pelo qual concorreu como companheiro de chapa de Valmir Climaco, migrando para o PMDB. Agora, resta aguardar a decisão do tribunal.

Eliel assume
Eliel Sodré, presidente da API, esteve reunido na manhã de ontem, 13/07, com diretores da TV Liberal, em Belém. O assunto foi sua contratação para assumir a direção da TV Liberal, em Itaituba. O blog conseguiu manter contato com ele, no exato momento em que conversava com diretores da Liberal, na capital do Estado. Como não dava para falar muito, ele apenas informou que estava acertando os detalhes, naquele instante. Eliel acabou de assumir a Coordenação de Comunicação da Prefeitura, de onde deverá se desligar.

Um comentário:

  1. Valfredo Jr.11:50 PM

    Trata-se de um profissional da maior competência e que finalmente recebeu o reconhecimento de uma empresa conceituada. Parabéns a ele.

    ResponderExcluir