sábado, julho 24, 2010

*Prefeito privilegia algumas secretarias

Desde quando assumiu o governo, o prefeito Valmir Climaco tem demonstrado uma preocupação até certo ponto excessiva com a secretaria de Infra-Estrutura. Todo o espaço que o prefeito tem ocupado na mídia é para falar de suas ações nessa secretaria. E ela estava mesmo sucateada, sem maquinários e com muita coisa por ser feita na cidade e no interior.

O prefeito se identifica tanto com esse serviço, que muitas vezes até ofusca a presença do secretário. Mas o governo não se resume apenas à secretaria de Infra-Estrutura. Há outros setores da administração que precisam de atenção. E atenção especial.

É caso das secretarias de Saúde e Educação. Os professores, por exemplo, mesmo em férias já estão se mobilizando para protestar contra a decisão que retirou os 5% de gratificação de seus contracheques. Há ainda os descontentes por não terem recebido a progressão funcional prevista para mês de junho e em função dessas e de outras reivindicações, já paira no ar, uma ameaça de greve dos professores.

Pois é, a categoria que marchou como um cordeirinho na administração anterior, agora começa a colocar dentes de fora e tudo por pura falta de habilidade e bom senso de quem comanda a secretaria de Educação.

Já na Saúde a situação parece ser um pouco mais tranqüila, muito embora alguns projetos como a construção dos centros de saúde que já estão inclusive com os recursos nas contas da Prefeitura, ainda não tenham saído do papel.

Alem disso há outras providencias que devem ser tomadas para o município fazer funcionar a sua gestão plena de saúde e, o prefeito precisa estar atento aos prazos dos convênios para não prejudicar o processo.

Sem duvidas, essas três secretarias funcionam como uma espécie de tripé para a administração municipal, só cada uma delas, com peculiaridades bem diferentes e o prefeito que até agora tem ido bem na Infra-Estrutura, precisa urgentemente acertar o rumo na educação pois a coisa esta se complicando e a falta de sensatez no trato das questões mais delicadas dentro desse setor, pode tumultuar esse inicio do seu governo.

* - Coméntário do jornalista Weliton Lima, de quinta-feira passada, no telejornal Focalizando

2 comentários:

  1. Lucio Freire6:30 PM

    Parabéns amigo Weliton pelo excelente comentário. Mesmo distante nos preocupa a administração de Itaituba... Espero que o atual prefeito tenha capacidade para lidar com os educadores do município. É hora de trabalhar; chega de colocar a culpa na administração anterior e continuar as mazelas. Um abraço e estou te aguardando.

    ResponderExcluir
  2. Cleber Silva8:57 AM

    Creio que está faltando um pouco mais que habilidade, isso me parece uma questão de competencia.

    ResponderExcluir