A longa chuva, que começou pouco depois de uma da madrugada deste domingo e se prolongou quase na mesma intensidade até 8:30 da manhã, causou muitos transtornos. Principalmente nos lugares mais baixos da cidade de Itaituba.
Em bairros como Jardim das Araras e Liberdade há vários locais inundados.
No centro da cidade os problemas também se sucedem, como na Travessa 13 de Maio, entre 14ª e 15ª do bairro Bela Vista.
Mais abaixo, na travessa 15 de agosto, quase esquina da primeira rua da cidade alta a água tomou conta do leito da rua e alagou algumas casas, o que aconteceu, também, na Travessa Justo Chermont, com maior gravidade.
O problema foi muito maior sério na Primeira Rua da Cidade Alta, com a Travessa 15 de Agosto. Lá, a água tomou conta da rua por uma extensão de mais de 150 metros, tendo invadido diversas casas. De algumas delas os moradores tiveram que sair e para isso contaram com a ajuda do Corpo de Bombeiros, que foi chamado. Até uma lancha foi levada para o local pelos bombeiros, para ajudar no resgate das pessoas que estavam ilhadas dentro de casa, principalmente as crianças.
A situação continuava crítica até poucos minutos atrás, quando a reportagem do blog esteve nos locais alagados.
Abaixo, fotos dos locais visitados pela reportagem. (Fotos: Jota Parente)
Caro Parente,
ResponderExcluirOs alagamentos sistemáticos da cidade baixa são decorrentes da falta de um Plano de Saneamento, que deveria ter sido elaborado pela prefeitura desde 2007, para complementar o Plano Diretor Municipal. Enquanto o gestor mantém vários assessores "fantasmas" que são remunerados mesmo estando fora do município, deveria contratar técnicos capacitados para elaborar esta documentação e deixar o município emm condições de receber investimentos para aplicar em obras de infraestrutura.