segunda-feira, março 23, 2009

Informe JC *

Redução I
Sob a alegação de que a folha de pagamento da Prefeitura extrapolou o que determina a lei, o prefeito Roselito Soares vem falando muito em redução de salários para tentar obedecer ao teto legal. Semana passada ele reuniu com o vice-prefeito Sílvio Macedo e com os secretários, ocasião em que informou que começaria a cortar na própria carne.

Redução II
Os primeiros salários a serem reduzidos seriam o dele, o do vice e dos secretários; depois, o corte chegaria às diretorias e outros cargos de confiança. Caso isso não seja suficiente, então, não haveria outro jeito, se não, cortar salários de servidores que ganham menos.

Não pode
O vereador Peninha disse na tribuna da Câmara, que o prefeito Roselito Soares não pode fazer isso. Referiu-se especialmente ao caso dos cortes nos vencimentos do próprio prefeito, do vice e dos secretários, os quais são fixados por lei municipal aprovada pela Câmara. Somente mudando a lei, disse Peninha, o prefeito pode mexer nos salários. Ou seja, de acordo com o líder do PMDB na câmara, Roselito terá que mandar um Projeto de Lei para o Poder Legislativo, para poder encurtar tais salários.

Espera I
No começo da semana passada houve um frisson no meio dos pemedebistas e demais partidos que acompanharam Valmir Climaco na eleição para prefeito de Itaituba, em outubro passado. Uma informação de bastidores dava conta que tinha chegado o resultado da tão esperada perícia nas imagens da entrega de cestas básicas durante a campanha passada, em plena Secretaria Municipal de Ação Social, perto do final da campanha eleitoral, fato que motivou uma representação contra a candidatura do prefeito Roselito Soares, sob a acusação de abuso de poder econômico.Espera II
Mas, não é bem assim, pois mesmo com a chegada da perícia, não saiu nenhuma sentença do Dr. Arnaldo Albuquerque, juiz responsável pelo caso, por ser o juiz eleitoral.
Espera III
O blog recebeu informação de uma fonte totalmente confiável, que transita pelos corredores do Fórum de Itaituba e que sabe das coisas, que ainda vai demorar um certo tempo, não tendo sido especificado quanto, para que a Justiça se pronuncie sobre o caso. Segundo a fonte, o pedido dos advogados do PMDB para que a perícia fosse feita, com o intuito de ganhar tempo, surtiu efeito contrário.

Espera IV
Esta não foi a primeira vez que surgiu um alarme falso sobre uma possível decisão da Justiça sobre o caso e, se realmente demorar, outros boatos surgirão, com certeza. Então, a todos os interessados, não tem outro jeito, se não, esperar.

Embate
A partir de terça-feira desta semana as sessões da Câmara Municipal de Itaituba deverão ficar mais apimentadas com o retorno do vereador César Aguiar, que defende o governo do município sempre com muita garra. Líder do governo que é, César deverá travar novos embates com Peninha e João Crente, os dois críticos mais incisivos do prefeito Roselito Soares.

Falta tudo
Uma servidora lotada na Secretaria de Saúde do Município procurou a coluna para informar que não tem mais nada para ser cortado na SEMSA. Esses dias, nem material para limpeza tinha. As funcionárias do setor andaram levando as coisas de casa para não deixar de fazer o serviço. Até sabão teve gente que levou. A coluna não revela o nome para evitar represálias contra a funcionária que passou a informação. Mas, trata-se de pessoa com bastante tempo de casa e com credibilidade.

Dificuldades no Jamanxin I
Esta informação foi veiculada no site EcoAmazônia e destaca um relato das dificuldades que estão sendo enfrentadas pelo pequeno produtor rural de 61 anos Antonio Cavalcanti, pai de seis filhos e morador da Vila Isol, no município de Novo Progresso (PA), foi feito em Plenário pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). Da tribuna de honra do Senado, "seu" Cavalcanti emocionou-se quando o senador contou que ele e sua família estão vivendo em situação precária desde que o governo baixou um decreto criando a Floresta Nacional (Flona) Jamanxim. Outras 40 famílias vivem a mesma situação.

Dificuldades no Jamanxin II
A questão da Flona Jamanxim voltou a ser tema de reuniões em Brasília. Semana passada, quando representantes de associações de trabalhadores estiveram reunidos com representantes do IBAMA e do Instituto Chico Mendes, para definir os termos de um TAC, que deve ser assinado ainda este mês.

Dificuldades no Jamanxin III
O senador reclamou que o governo criou a reserva sem considerar as famílias de brasileiros produtores rurais que se encontravam naquela região. Muitos deles se instalaram naquelas terras há mais de 20 anos. O decreto foi editado sem levar em conta que todas as audiências públicas realizadas concluíram pela não implantação da Flona segundo os limites que foram estabelecidos.

*** No JC que circulará amanhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário