PSC + PPS I
Desde 2007 que PPS tinha decidido que não queria nem conversa com partido da base aliada do prefeito Roselito Soares, que tivesse vereador em seus quadros. E não adiantaram conversas tentando fazer a turma do partido de Roberto Freire mudar de idéia.
PSC + PPS II
O ex-vereador Hilton Aguiar, com longa vivência na política, percebeu aí uma ótima oportunidade para também se livrar de companhias nada desejáveis, pelo fato de já saírem na frente por serem detentores de mandatos. Levou seu PSC para as bandas do PPS do professor Antônio Martins e deu-se o casamento.
PSC + PPS III
Tem gente, tanto dento do grupo político de Roselito Soares, do qual esses dois partidos fazem parte, quanto de grupos adversários, achando que PSC e PPS poderão morrer abraçados, pois entendem que será difícil para essa coligação para a eleição proporcional conseguir alcançar o coeficiente eleitoral, que pode ficar entre 4.500 e 4.700 votos, segundo estimativas. Mas, Hilton sabia que se coligasse no chamado "grupão" do prefeito, suas chances de se eleger seriam muito menores. Assim sendo, tanto ele, quanto os demais candidatos de seu partido e os do PPS preferiram correr esse risco calculado.
Grupo Camicase I
Tal qual os pilotos japoneses do final da segunda Guerra Mundial, os famosos Camicases, que sabiam estar se dirigindo para o alvo inimigo com o fim de destruí-lo, mas, também para dar fim à própria vida, os candidatos a vereador do grupo do prefeito Roselito Soares, com mandato, estão indo para o sacrifício. Os que não são vereadores, também.
Grupo Camicase II
Sete vereadores fazem parte da mesma coligação. São eles: César Aguiar, Paulo Gasolina, Maria Pretinha, Dico, Antônio Cardoso, Viana e Cebola, o que significa que pelo menos três ou quatro deles não conseguirão se reeleger, pois continuam sendo apenas onze as cadeiras no Parlamento de Itaituba. Isso, sem levar em conta que dentro do próprio grupo podem aparecer dois ou três candidatos novatos que surpreendam. Aí, o estrago seria maior. Quem olha como observador considera que teria sido melhor dividir os vereadores em dois grupos, com o PPS e o PSC juntos.
Rotary
Mudou a diretoria do Rotary Clube, sábado passado, 5 de junho. Célia Serique (e demais membros da diretoria) cumpriu com êxito seu mandato, passando presidência para Manoel Salomão Silva, que já ocupou o cargo anteriormente. Parabéns para Célia pelo trabalho e boa sorte para Salomão e equipe na jornada que começam.
Celso
O advogado Celso Trierweiler é o coordenador da campanha do prefeito Roselito Soares. Ele é o homem forte da campanha. Nenhuma decisão mais aguda a respeito dos passos políticos da coligação que apóia Roselito é tomada sem que ele seja consultado, como deve ser quando há uma coordenação com voz ativa. Em conversa informal com a coluna ele disse, que se depender de sua orientação, a campanha política deste ano vai manter um nível civilizado. Celso tem conversado com os candidatos a esse respeito. Nada de mexer com a vida particular dos
adversários. Nessa particular a coluna concorda, sem restrições.
Pouca gente
A intenção do vereador Paulo Gasolina de trazer técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios para promoverem o Ciclo de Capacitação para vereadores e outros agentes públicos, foi excelente. O que não foi legal foi o período escolhido, que coincidiu com os últimos dias de convenções partidárias, fato que tirou completamente a atenção dos vereadores. Os de Itaituba passaram longe. Esse tipo de treinamento é fundamental para que pessoas que lidam com dinheiro público saibam como fazer as coisas direito.
Cardoso preocupado
Moraes Almeida tem três ou quatro candidatos a vereador, o que vai fazer com que a votação seja muito dividida, comprometendo as chances de cada um. Isso está preocupando muito o vereador Antônio Cardoso, que foi muito bem votado naquele distrito na eleição de 2004. Para piorar, o PMDB apresentou um candidato que parece ter caído no gosto do povo de Moraes. Trata-se de um madeireiro conhecido por Irata, que é a maior ameaça ao reduto de Cardoso, que está cuidando de tentar de conseguir votos na cidade de Itaituba e em comunidades interioranas.
Maia x Maria
Em Santarém vai ter briga boa entre a atual prefeita, Maria do Carmo (PT) e o deputado federal Lira Maia (DEM), seu antecessor no cargo. No quesito alianças, Maria saiu na frente de Maia, que tentou conquistar o médico Nélio Aguiar (PPS) para seu vice, o qual preferiu aceitar o convite da prefeita para sair candidato a vereador na coligação dela. Maia é bom de voto e disso ninguém tem dúvida. Mas, Maria tem a máquina à sua disposição. Será uma verdadeira briga de titãs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário