terça-feira, julho 15, 2008

Anac autua aeroportos do interior

AVIAÇÃO Órgão federal apontou falhas nos aeroportos de Itaituba e Tucuruí, que precisam se adequar

Os aeroportos dos municípios de Itaituba e Tucuruí estão, desde a última sexta-feira, sofrendo restrições de funcionamento, segundo a assessoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).No mês de março, a Anac emitiu ofício a quatro aeroportos paraenses solicitando adequação às normas de segurança de acordo com a legislação vigente: os aeroportos de Itaituba, Tucuruí, Altamira e Carajás. Foi dado um prazo de 90 dias para que as adequações fossem realizadas.

Mas os aeroportos de Itaituba e Tucuruí, ambos administrados pelas prefeituras municipais, no entanto, não cumpriram a determinação e funcionam com restrições e estão proibidos de comercializar passagens para vôos marcados 15 dias após a data da venda do bilhete. A assessoria da Anac negou que os aeroportos estejam interditados. Os aeroportos notificados encontravam-se com deficiência em seus equipamentos de segurança como “raio X”, detector de metais, brigada contra incêndio, e revista de bagagem de mão.

Segundo a Anac, ainda não foi estabelecido prazo para os aeroportos se adequarem.Ao contrário do que chegou a ser divulgado ontem, o superintendente da Infraero no Pará, Paulo Roberto da Costa, esclareceu que os aeroportos de Carajás e Altamira não sofreram restrições. Assim que as adequações foram feitas, as superintendências comunicaram a Anac. “A Anac já reconheceu que os dois aeroportos não estão afetados por essa restrição”, completou. A reportagem não conseguiu contato com a administração dos aeroportos de Itaituba e Tucuruí.

Mari Chiba - Diário do Pará

Um comentário: