domingo, junho 15, 2008

Edimilson sai na frente em Belém na pesquisa estimulada

Primeira pesquisa pré-eleitoral aponta alto número de eleitores ainda indecisos em Belém
Frank Siqueira

A primeira pesquisa pré-eleitoral, realizada em Belém pelo Instituto Vox Populi com exclusividade para o DIÁRIO, mostra que é muito grande o número de eleitores ainda indecisos quanto à escolha de candidatos e sinaliza, claramente, para uma futura decisão em segundo turno da eleição que vai decidir o novo prefeito da capital.

A indecisão pode ser aferida pelo percentual dos entrevistados que deixaram de apontar preferência por um candidato ou que optaram pelo voto nulo ou branco, bem como por aqueles que não souberam ou não quiseram responder. Este, no momento, é um comportamento natural do eleitor, tendo em vista que as indefinições vêm de cima, dos partidos e de seus pré-candidatos, todos eles com decisões ainda pendentes de articulações de bastidores e da oficialização de candidaturas em convenções partidárias.

Na intenção de voto espontânea, por exemplo, em que o entrevistado é solicitado a indicar o candidato de sua preferência, as respostas em "ninguém", branco e nulo chegaram a 18%, enquanto os que não souberam ou não quiseram responder somaram 52%. Ou seja, exatos 70% dos entrevistados deram a entender claramente que ainda não escolheram qualquer candidato.

Na pesquisa espontânea, o prefeito Duciomar Costa (PTB) aparece na frente, com 12% das intenções de voto, seguido de perto pelo ex-prefeito Edmilson Rodrigues (PSol), com 9%. Em terceiro lugar, já bem distante, aparece a ex-vice-governadora Valéria Pires Franco (DEM), com 3%. O exdeputado Mário Cardoso (PT) fecha o grupo com 1% - mes

De acordo com os resultados da intenção de voto estimulada, na pesquisa do Vox Populi, se a eleição fosse hoje, envolvendo na disputa seis candidatos, o ex-prefeito Edmilson Rodrigues, com 29%, e o atual prefeito Duciomar Costa (com 22%) seriam classificados para a decisão do pleito em segundo turno eleitoral.

Nesse cenário, fora do turno final, ficariam Valéria Pires Franco (15%), José Priante, do PMDB (8%), Mário Cardoso (5%) e Paulo Chaves, do PSDB (2%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário