sexta-feira, janeiro 19, 2007

Itaituba: Benigno terá que devolver R$ 340 mil

Benigno Reges, ex-prefeito de Itaituba, vai ter que se coçar e devolver aos cofres públicos daquele município mais de R$ 340 mil.

A decisão foi tomada pelo plenário do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios). Cabe recurso.

A dinheirama a ser desembolsada é relativa a irregularidades, de diversos calibres, detectadas por auditores do tribunal nas contas de 2003, sob responsabilidade do médico, na época chefe do Executivo municipal itaitubense.

Benigno é figura conhecida nos tribunais de contas - Municipal, do Estado e União. Suas despesas públicas, grande parte delas contaminadas, sempre encontraram dificuldades de ganhar o selo de aprovadas nessas cortes.

Por causa disso, ele chegou a ganhar o status de inelegível nas eleições que tentou participar nos últimos anos.
Fonte: blog do Jeso

Meu comentário: Constuma-se reclamar de governantes que centralizam demais o poder. Com Benigno não é assim. Quando ele governa, se é que alguma vez governou de fato, descentraliza demais. Alguns assessores seus ganham tantos poderes ao ponto de fazerem o que bem entendem, à revelia do que pense ou queira o chefe. Foi assim no seu primeiro governo, no qual Deovansk Iskibinski pintou e bordou. No segundo mandato, completando o segundo governo de Wirland Freire, não foi diferente.

Informou-me um advogado bem informado em coisas da Prefeitura, que não existe mágico capaz de fechar as contas do ano de 2004. Baseando-se nessa informação, essa condenação não soa como uma novidade e deve aumentar o rosário das anteriores e preceder muitas outras que estão a caminho.

Se essas condenação do TCM, com do TCE e do TCU fosse para valer, não apenas Benigno, mas muitos políticos já teriam tido suas carreiras encerradas, além de devolver o que tiraram ou que aplicaram mal. Mas, como dizia aquele personagem da Zorra Total, interpretado por Flávio Migliacio, ESTE É O MEU PAÍS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário