terça-feira, agosto 29, 2006

Com esse modelo haverá mudanças?

Caros leitores.
Reflitam sobre esses números:
Na Holanda o governo mantém 800 cargos em confiança;
Nos Estados Unidos o número chega a 3 mil e
No Brasil são 54 mil os apaniguados.

Eu pergunto: Há mudanças diante de um quadro desses?
Fonte: Blog do Val Mutran

Meu comentário: Nem vou falar da Holanda, que é muito pequena e tem uma população muito menor do que a nossa. Porém, os números a que se refere o amigo Val Mutran, sobre os Estados Unidos são estarrecedores. E olha que por lá o serviço público costuma funcionar, tanto no que diz respeito aos servidores efetivos, como aos cargos de confiança.

Muitos brasileiros gostam de macaquear os que os americanos fazem e na maioria das vezes, em coisas que nada tem a ver conosco. Porque não macaquear esse bom exemplo? Mas, será que isso passa pela cabeça de algum político?
----------------------
O leitor Evaldo Viana comenta a notícia acima.

Fato dos mais procupantes tendo em vista que no Brasil temos três níveis de governo, com 27 Estados e milhares de prefeituras que torram o dinheiro do contribuinte pagando os apaniguados, geralmente incompetentes e despreparados, para assumir um cargo criado especialmente para retribuir favores políticos.

A prefeitura de Santarém, a título de exemplo,tem na sua estrutura administrativa do atual governo 352 cargos comissionados que consomem (ou melhor consumiam) R$ 5,36 milhões de reais, um valor 7, 2 vezes superior ao que se arrecada, por ano, com o IPTU.

Isso quer dizer que só para remunerar durante um ano os titulares do cargo de confiança( 101 estão lotados no gabinete da prefeita e numa secretaria política)são necessários arrecadar o IPTU do município durante 7,2 longos anos. Uma imoralidade que precisa ser combatida.
Evando Viana

Um comentário:

  1. Anônimo11:46 AM

    Fato dos mais procupantes tendo em vista que no Brasil temos três níveis de governo, com 27 Estados e milhares de prefeituras que torram o dinheiro do contribuinte pagando os apaniguados, geralmente incompetentes e despreparados, para assumir um cargo criado especialmente para retribuir favores políticos. A prefeitura de Santarém, a título de exemplo,tem na sua estrutura administrativa do atual governo 352 cargos comissionados que consomem (ou melhor consumiam) R$ 5,36 milhões de reais, um valor 7, 2 vezes superior ao que se arrecada, por ano, com o IPTU. Isso quer dizer que só para remunerar durante um ano os titulares do cargo de confiança( 101 estão lotados no gabinete da prefeita e numa secretaria política)são necessários arrecadar o IPTU do município durante 7,2 longos anos. Uma imoralidade que precisa ser combatida.

    ResponderExcluir