segunda-feira, junho 19, 2006

Protesto na Transamazônica deve reunir 30 mil

Fonte: Diário do Pará
Ontem foi um domingo de trabalho para quem mora em Altamira, Oeste do Pará. Já está tudo pronto para o mega-protesto que o Comitê Pró- Desenvolvimento da Transamazônica e Xingu realiza nesta segunda-feira, 19. A idéia é reunir 30 mil trabalhadores, empresários, produtores rurais, agricultores e desempregados oriundos de 11 municípios da região.

Os manifestantes vão interditar o quilômetro 7 da Rodovia Transamazônica (BR 230) no sentido Altamira/Itaituba eles também vão queimar toras de madeira certificadas. Eles pretendem também impedir o funcionamento das agências bancárias.

O comércio da cidade vai fechar em apoio ao protesto. Os donos de frigoríficos prometem distribuir 500 litros de leite e quatro mil quilos de carne certificada para chamar a atenção para os baixos preços dos produtos. “Nos açougues de Altamira a carne de primeira chega a ser vendida por R$ 3” afirmou o coordenador do Comitê, Vilmar Soares.

Os manifestantes querem chamar atenção para os vários problemas que atingem a região, afirmou o coordenador do Comitê, Vilmar Soares. Entre os problemas enfrentados Vilmar cita o abandono do Governo Federal.

De acordo com números levantados do Sistema Nacional de Emprego (Sine/Altamira) a cada dia, pelo menos 15 pessoas se cadastram na agência em busca de trabalho. Só em Altamira já são 14 mil desempregados, para uma população de 87 mil habitantes. O levantamento foi feito a pedido da Associação Comercial, Industrial e Agropastorial de Altamira (ACIAPA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário